A chegada das férias, para muitos, é o momento ideal para relaxar a mente. E uma das formas de alternar o descanso com programas leves é colocando as séries em dia. Neste sentido, serviços de streaming como a Netflix acabam se tornando programação quase que obrigatória para quem opta pelo período de recesso mais tranquilo.
Uma boa dica para aqueles que estão sem ideia do que assistir é apostar em séries que abordam o universo do marketing digital. A escolha é ideal para quem pretende conhecer ou se aprofundar um pouco mais nessa área, que segue em franca ascensão no Brasil. Nesta linha, a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil aponta que 94% das empresas escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento.
Para ajudar na escolha, a especialista em Marketing Digital e CEO da Cubo Comunicação, Carolina Fernandes, lista 4 séries disponíveis na Netflix. Confira:
- Emily em Paris
Emily Cooper sai de Chicago e se muda para Paris a trabalho, fato que faz com que a protagonista lide com choques culturais. “Cooper é social media em uma agência de marketing que atende clientes do segmento de luxo, trazendo uma visão americana aos europeus. E com muito esforço, ela passa a ganhar a confiança e respeito da equipe, propondo novas formas de se comunicar e desenvolver o marketing da empresa”, explica Carolina Fernandes.
A trama mostra a trajetória da profissional, que lida com o ego dos clientes e as diferentes formas de pensar as campanhas. O “jeito criativo” de Copper faz com que ela se torne uma influenciadora digital justamente pela autenticidade de suas ideias, o que prova também o quanto isso agrega às marcas.
- Suits
Essa série é um pouco mais antiga do que as outras, e não foca necessariamente em marketing, mas aborda questões essenciais na rotina corporativa, como: imprevisibilidade, negociações e soluções de problemas. “Assim como na área jurídica, que é o tema da série, o marketing trata de situações como essas o tempo inteiro. Suits mostra o quão essencial é trabalhar com soluções inteligentes e únicas em cada caso, e saber dos ‘antecedentes’ de cada cliente. Ao traçar estratégias para uma rede social nova, por exemplo, é fundamental saber se já houve compra de seguidores ou sorteios. Porque isso muda tudo, principalmente quando se faz tráfego pago dentro dessa base, porque se ela não for aquecida, o planejamento não vai funcionar”, detalha a CEO da Cubo Comunicação.
- Girl Boss
Essa é baseada em uma história verídica. A série mostra uma menina empreendedora que vende roupas pela internet e se torna milionária. “Ela monta um super escritório e começa uma loja online. Isso mostra como o ambiente digital pode ser próspero quando se cria uma estratégia eficiente na aplicação de um ‘novo negócio’. A única requisição é que o seu cliente esteja online. Para isso, basta pensar em uma forma estratégica de como conversar com ele”, pontua.
- Billions
Billions acontece no mundo do mercado financeiro, onde o procurador federal inicia a investigação de um crime de Insider Training contra o bilionário Robert Axelrod. A série trabalha pontos como imprevistos e riscos, além de algumas lições entre a rivalidade dos protagonistas, mostrando como é necessário estar sempre atento ao seu concorrente, a importância de uma boa rede de relacionamentos (o famoso networking), e como o controle emocional e a saúde mental são importantíssimas não só na vida pessoal como também no mundo dos negócios.
Outro ponto interessante é relacionado ao seu lifestyle, diferentemente da grande maioria dos homens do seu segmento, e de outras séries, que usam o mesmo estereótipo: “homens de terno bebendo whisky”. O estilo dele destoa desse senso comum, ele é extremamente minimalista, com roupas básicas, lisas e muito jeans. A cerveja também aparece diversas vezes em cena, e algo interessante é até mesmo o posicionamento da marca, sempre Heineken, inconscientemente ela imprime uma imagem de ser premium e diferenciada.