• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Academia Cearense de Letras elege novo presidente para o biênio 2023-2024

Nesta terça-feira, dia 24 de janeiro, o educador Tales M. de Sá Cavalcante, eleito o novo Presidente da Academia Cearense de Letras (ACL), toma posse junto com a nova Diretoria da Instituição. A solenidade está prevista para acontecer às 19h, no Palácio da Luz.

Durante o evento também acontecerá o lançamento do livro O Almirante e O Uirapuru, de autoria do escritor cearense Domingos Olímpio. O momento, organizado por José Leite Júnior, também será uma forma de enaltecer os títulos, até então publicados apenas n’Os Anais: Seminário de Literatura, Arte, Ciência e Indústria.  

Educador e escritor, Tales M. de Sá Cavalcante ingressou na ACL no dia 15 de abril de 2019, ocupando a vaga deixada pelo acadêmico Genuíno Sales, na cadeira número 9, cujo patrono é Fausto Barreto. Vale ressaltar que essa sociedade literária é a pioneira entre as Academias de Letras do país, sendo, inclusive, anterior à Academia Brasileira de Letras (ABL).

Além do Presidente, também foram  eleitos Juarez Leitão, como Vice-Presidente; Flávio Leitão, como Secretário-Geral; Batista de Lima, como Secretário-Geral Adjunto; Antônio de Pádua Lopes, como Diretor de Finanças; Lourdinha Leite Barbosa, como Diretora Cultural; Noemi Elisa Aderaldo, como Diretora de Publicações; Grecianny Carvalho, como Diretora de Comunicação; José Linhares Filho, na Direção de Patrimônio; Durval Aires Filho, na Direção Jurídica; e Murilo de Carvalho Martins, como Diretor do Memorial. Além desses, estão José Augusto Bezerra, Virgilio Nunes Maia e Seridião Montenegro, para o Conselho Fiscal.

.: Sobre a Academia Cearense de Letras – ACL

São quase 129 anos de atuação e de considerável importância na sociedade cearense. A Academia Cearense de Letras (ACL), que foi fundada em 15 de agosto de 1894, três anos antes da Academia Brasileira de Letras (ABL), é a mais antiga das Academias de Letras existentes no país. 

Desde 1989 que o Palácio da Luz é sede oficial da ACL. Porém, o espaço já foi sede oficial do Governo do Ceará de 1814 até 1970. Além do Palácio do Governo, ali também já funcionou a Biblioteca Pública do Ceará e a Casa de Cultura Raimundo Cela.

Mas foi na gestão do presidente José Augusto Bezerra (2013-2016), que o Palácio da Luz foi primorosamente restaurado. Hoje o monumento é um dos pontos turísticos, símbolo do patrimônio histórico-cultural cearense, frequentemente visitado por alunos de escolas e universidades públicas e particulares, pesquisadores, cidadãos fortalezenses e de outros municípios cearenses, além de turistas de outras localidades.

.: Mais sobre Tales M. de Sá Cavalcante

Tales é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará e educador com vasta experiência em Administração Escolar. Começou a trabalhar no Farias Brito em 1968, quando, aos 18 anos de idade, recém-aprovado no vestibular, ingressou no magistério como professor de Matemática. Em 2003, assumiu a Coordenação Regional da Unesco no Programa de Escolas Associadas PEA-UNESCO. Em 2018, completou 50 anos dedicados à mesma Instituição de Ensino.

É Diretor-Superintendente da Organização Educacional Farias Brito, mantenedora do Sistema Farias Brito de Ensino, da Comercial Gráfica e Editora Farias Brito, do Centro Universitário Farias Brito, do Instituto Farias Brito, do FB Ideias, do FB Online, da FBP Administração e Participação, da FB Tech e do Colégio Farias Brito, além de Reitor do Centro Universitário Farias Brito (FB UNI).

Tales de Sá é, também, Membro da Academia Cearense de Matemática, da Academia Cearense de Cultura, da Academia Cearense de Retórica e da Academia Fortalezense de Letras. E é, ainda, Membro Honorário Fundador da Academia Cearense de Engenharia.

Entre as suas produções literárias, destacam-se os artigos mensalmente publicados no jornal O Povo e os livros:

– A fala e a pena – para além do bonde, uma coletânea de seus discursos, entrevistas, artigos e crônicas de sua autoria, publicados em jornais e revistas, no período de março de 1997 a fevereiro de 2013. (2013)

– Um casal, uma escola, uma história, escrito em parceria com suas irmãs, Hilda Sá Cavalcante Prisco e Dayse de Sá Cavalcante Tavares, em comemoração ao centenário de nascimento de seus pais, Ari e Hildete de Sá Cavalcante. (2018)

– Ipsis litteris, ipsis verbis, continuação da coletânea de seus artigos, discursos, opiniões e entrevistas, publicados entre junho de 2013 e novembro de 2018. (2019)

– Voz e texto, continuação da coletânea de seus artigos, discursos e ensaios, publicados entre janeiro de 2019 e março de 2022. (2022)

– Matemática do vestibular – teoria resumida e exercícios de aplicação, registro de aulas de Matemática ministradas pelo autor, incluindo textos explicativos, argumentações lógicas, exemplos elucidativos e exercícios selecionados. (2022).

By João Pedro Silva

É Jornalista, especialista em mídia esportiva desde 2018 é CEO/Fundador do Portal Esporte News. Foi jornalista da TV União, Radialista da Rádio Fortaleza FM e Rádio Dom Bosco FM. No INFluxo Portal é colunista e trata sobre cobertura de eventos, entretenimento e muito mais! Insta: @joaopedrosilvareal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *