• sex. set 20th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Atrofia vaginal: problema que pode atingir diversas mulheres tem tratamento

    Muitos temas que envolvem a saúde íntima feminina ainda são um tabu, principalmente quando o assunto é atrofia vaginal. Também conhecido como vaginite atrófica, atrofia urogenital ou até mesmo como síndrome urogenital da menopausa, essa condição afeta a qualidade de vida e a autoestima de mulheres que estão na menopausa, no pós-parto ou que passaram por tratamentos como rádio e quimioterapia.

    A atrofia vaginal acontece com a queda abrupta do nível de estrógeno, que faz com que o tecido vaginal fique mais fino, seco e menos elástico.

    “Apesar de ser mais comum nas mulheres que estão na menopausa, a atrofia vaginal é um problema que afeta mulheres de todas as idades. Infelizmente, são poucas as que buscam ajuda médica nesses casos, a maioria acredita que os sintomas fazem parte do momento que estão vivendo” explica Dr. Marcos Tcherniakovsky, ginecologista e diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE).

    Além da incontinência urinária e do desconforto na hora de urinar, a maioria dos sintomas acontecem devido à falta de lubrificação vaginal e ao corrimento.

    “É comum que o desejo sexual também diminua devido ao incômodo na hora da penetração, que torna o ato sexual desagradável”, conta o ginecologista.

    Diagnóstico e tratamento

    O diagnóstico da atrofia vaginal é feito a partir da avaliação clínica, ou seja, da conversa com o ginecologista.

    “Independente da fase da vida que a paciente esteja passando, é muito importante que ela compartilhe esses detalhes com o médico, mesmo que ache que estes incômodos sejam normais. Muitas vezes, existem tratamentos simples e não-invasivos que podem ajudá-la. Não devemos nos acostumar com a dor e com o incômodo”, alerta Tcherniakovsky.

    Quando falamos de tratamento, existem algumas opções que podem ajudar com a atrofia vaginal, como reposição hormonal, hidratantes vaginais, mas a melhor opção atualmente é o uso do laser vaginal.

    “Nem toda mulher é elegível para o tratamento com reposição hormonal, como as que têm histórico de trombose, mulheres que não desejam fazer uso de hormônios, entre outras. Hoje em dia, o que há de mais moderno no tratamento para a atrofia vaginal é o laser, que estimula a renovação da mucosa vaginal de maneira não-invasiva”, comenta.

    Segundo o médico, o laser melhora todo o ambiente vaginal, onde um tubo é inserido no canal vaginal e disparamos o laser que por consequência quebra o colágeno da parede vaginal, melhorando a elasticidade desta região. Esse procedimento estimula as glândulas vaginais, aumentando a lubrificação natural e diminuindo a secura. Vale destacar que são necessárias de três a quatro sessões para se ter algum tipo de benefício e, dependendo da resposta de cada mulher, uma duração de 1,5 a 2 anos, mas podendo chegar a um período maior dependendo é claro de cada paciente.

    “Cada vez mais recebo em meu consultório mulheres que se informaram e estão querendo ter o benefício do laser ginecológico para a melhora de toda sua função vaginal. Em comparação aos hidratantes vaginais ou os hormônios, que a mulher irá usar praticamente de duas a três vezes por semana ou no caso dos hormônios, diariamente e durante toda a sua vida, o laser em poucas sessões já é possível notar os resultados.” finaliza Tcherniakovsky.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *