• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Projeto trabalha prevenção à reincidência de casos de violência contra a mulher em Juazeiro do Norte

Depressed and hopeless

Reprodução/Freepik

Os defensores públicos Rafael Vilar e Emmanuel Santana receberam homenagem da prefeitura de Juazeiro do Norte, por conta de suas colaborações técnicas nos grupos reflexivos para autores de violência. A condecoração é uma iniciativa do governo municipal, fazendo parte do “Projeto das Marias”, que busca a educação em direitos, com especial atenção para a não reincidência da violência doméstica e familiar. Na ocasião, o projeto completou 2 anos, fazendo alusão a campanha Laço Branco, convidando homens a participarem da luta pelo fim da violência contra a mulher.

Com atuação no Centro de Referência da Mulher de Juazeiro do Norte, o “Projeto das Marias: Pela Paz; Pela Vida” tem por objetivo a prevenção à reincidência de casos de violência contra mulheres. Os defensores públicos atuam facilitando rodas de conversas dentro de grupos reflexivos. “A minha atuação é como uma colaboração técnica. Esse projeto forma grupos de homens autores de violência que participam de sessões, de 10 encontros, […] utilizando técnicas restaurativas, grupos, círculos de diálogos”, explica Rafael Vilar, um dos homenageados.

Vilar ainda reforça a importância dessa ação na prevenção da reincidência. “Muitos homens vão ter uma tomada de consciência do machismo, ter a cognição de que estão praticando atos de violência exatamente nesses grupos reflexivos. Então ele tem um fator essencial para a diminuição da violência contra a mulher, porque esses homens […] retornam  o relacionamento com essas vítimas e/ou vão viver com outras companheiras e caso você tenha essa intervenção educativa, restaurativa, eles diminuirão muito a possibilidade de praticar a violência”, afirma.

Andréa Coelho, presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), entidade a qual Vilar e Santana são associados, reforça a importância da atuação da classe na luta contra a violência. “O trabalho de nossos colegas tem sido fundamental para garantir os direitos das mulheres, sua segurança e prevenir a reincidência. Nós os parabenizamos por essa colaboração essencial e urgente em nossa sociedade”.

A homenagem aos defensores atuantes no projeto ocorreu em 6 de dezembro, fazendo uma alusão ao Dia do Laço Branco, que simboliza os homens unidos no enfrentamento da violência contra a mulher. “Foi um momento muito legal, significou muito para mim, porque é um reconhecimento por uma forma diferente de tratar a violência contra mulher. O homem é um partícipe da violência, então conversar, dialogar, educar o autor da violência é essencial e a abordagem do enfrentamento dessa maneira, ela surte efeito e receber uma homenagem a esse trabalho prestado é uma muito importante para mim”, concluiu Rafael.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *