Muitas pessoas ainda negligenciam na hora de construir ou reformar a contratação de um profissional de arquitetura e urbanismo, na maioria das vezes visando a economia de gastos. Porém, o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), Lucas Rozzoline, faz questão de destacar que a contratação de tais profissionais é considerada o principal investimento para a segurança da obra e o alcance do resultado final almejado, incluindo até a economia nas despesas finais.
“Contanto que eles sejam devidamente capacitados e registrados, que aí já um outro ponto imprescindível a se observar antes de contratar o profissional, a presença de um profissional arquiteto em uma obra, privada ou pública e independente do tamanho que ela tenha, gera inúmeros impactos que vão além do que se é visto como estética”, explica Lucas Rozzoline.
São eles os responsáveis por realizar projetos e construir ambientes que gerem funcionalidade, que possibilitem saúde, harmonia e bem-estar aos usuários. São eles que são capacitados para planejar e utilizar os recursos necessários para garantir o seu bom uso no espaço.
A segurança, por exemplo, é um dos quesitos mais importantes em uma reforma ou construção. É o arquiteto que possibilitará a estabilidade na obra, é quem conhece as melhores técnicas, indica os serviços necessários e os materiais adequados para se investir na execução do projeto. Além disso, é o profissional arquiteto que se responsabiliza tecnicamente pela obra ou reforma.
“Não contratar tal profissional habilitado pode representar risco para a segurança de toda a sociedade sob o risco de a própria obra que ele for fazer ruir depois de um tempo ou até durante a sua construção. Isto é, os danos podem ser incalculáveis”, explica o presidente do Conselho acrescentando que tal omissão pode gerar, inclusive, multas.
Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista
No dia 15 de dezembro é celebrado o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. A data foi instituída em homenagem ao arquiteto e urbanista brasileiro, Oscar Niemeyer, nascido nesse dia em 1907 e considerado referência quando se fala em arquitetura moderna.
No Ceará, os profissionais e toda a sociedade contam com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), que foi criado em 2010 com a função de orientar, disciplinar, regular e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo visando garantir segurança e qualidade de vida para toda a sociedade cearense.
Sessão solene
Em homenagem ao Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, a Câmara Municipal de Fortaleza realizará, no dia 16 de dezembro, uma sessão solene a pedido da Mandata Coletiva Nossa Cara. Além do CAU/CE, serão homenageados os cursos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFC e da Unifor, além da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Ceará (AsBEA/CE). Também serão homenageados os arquitetos e urbanistas Delberg Ponce de Leon, Nélia Rodrigues Romero, José Alberto de Almeida, Aline Sales Cordeiro da Cruz, Águeda Maria Frota Ribeiro, Daniela Valente Martins e Carla Camila Girão Albuquerque.