A Tijuca Alimentos criou em 1988, no município de Beberibe, a primeira instituição de ensino da região para diminuir o nível de analfabetismo dos funcionários: a Escola Mário Alencar. O baixo índice educacional foi percebido por Everardo Vasconcelos, fundador da Tijuca, ao notar que existiam colaboradores que não sabiam ler ou fazer contas básicas de adição e subtração. O empresário trouxe a escola para facilitar o acesso à educação básica e qualificar a mão de obra já existente.
Diante da atuação notória na área educacional da região, a Escola Municipal do Ensino Fundamental Mário Alencar foi apropriada pelo governo municipal e passou a oferecer do Ensino Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, sendo referência na qualidade da educação e competência profissional.
“A Escola Mário Alencar oferta ensino de qualidade, com educadores que se interessam em formar cidadãos críticos, capazes de agir na transformação da sociedade. Muitos colaboradores nossos foram educados lá e, para nós, é um prazer que ela tenha sido incorporada à educação do município de Beberibe, beneficiando toda a população com ensino de qualidade”, afirma Everardo Vasconcelos.
Projetos sociais da Tijuca
Além da Escola Mário Alencar, a Tijuca Alimentos também mantém a Associação Anjos do Céu desde 2016, com o objetivo de formar atletas e cidadãos com destaque em competições esportivas. O equipamento proporciona formação e espaço físico para atividades de futebol no bairro Messejana, em Fortaleza. Existe ainda no local o Núcleo Integrado de Saúde da Associação (NISA), com atendimentos clínicos prestados à toda comunidade com profissionais voluntários na área da fisioterapia, enfermagem, psicologia, entre outras.