• dom. out 6th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    XIII Festival de Cinema da Fronteira divulga Programação

    Bagé sedia de 8 a 11 de dezembro a 13ª edição do Festival Internacional de Cinema da Fronteira. A personalidade homenageada deste ano é a gaúcha Bárbara Paz, que ganha uma mostra especial de filmes dirigidos pela cineasta. A seleção reúne nove longas em competição com produções em première nacional ou gaúcha, além de sessões especiais e inclusivas. A programação de curtas reúne mostras competitivas internacionais e regionais. As exibições acontecem no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, sempre com entrada franca. Informações no site fb.com/festivaldafronteira.

    O evento abre às 10h do dia 8, quinta-feira, com coletiva de imprensa na Casa de Cultura Pedro Wayne (R. Gen. Neto, 16), com a presença de Bárbara Paz e curadores. A programação segue no Centro Histórico Vila de Santa Thereza (Av. Visc. Ribeiro de Magalhães), às 15h, com os títulos da Mostra Internacional de Curtas. Às 18h, acontece a exibição do curta-metragem “Ato” (2021), dirigido por Bárbara Paz, seguido, às 18h30min, do longa de abertura do festival, o documentário inédito no RS “O Marinheiro das Montanhas” (2021), de Karim Aïnouz. O longa gaúcho “Casa Vazia” (2021), de Giovani Borba, encerra o dia.

    A sexta-feira (9) começa às 14h30min, com uma sessão especial do longa “Colegas” (2012) de Marcelo Galvão. A exibição vai contar com recursos de acessibilidade e a presença dos assistidos da União Espírita Bageense (UEB) – Caminho da Luz. A competitiva de longas inicia a partir das 17h com o documentário LGBTQIA+ “Corpolítica” (2022), de Pedro Henrique França, seguido de “Campo Grande é o Céu” (2022), às 19h, doc de Bruna Giuliatti, Jhonatan Gomes e Sérgio Guidoux sobre música e religiosidade afro, e o drama “Noites Alienígenas” (2022), às 21h, de Sérgio de Carvalho, grande vencedor do 50º Festival de Gramado.

    Vencedor do Cine Ceará, o doc gaúcho “5 Casas” (2020), de Bruno Gularte Barreto, abre o sábado às 14h30min, seguido por “Além de Nós” (2022), drama filmado em Bagé com Thiago Lacerda, dirigido por Rogério Rodrigues, às 17h, e “Aldeotas” (2022), estreia na direção do ator e dramaturgo cearense Gero Camilo (“Bicho de Sete Cabeças”), às 19h. O dia termina às 21h com a projeção do programa de onze curtas selecionados para a Mostra Regional de Curtas-Metragens, com produções de Bagé, Dom Pedrito, Livramento, Pelotas e São Gabriel.

    O último dia do festival, domingo, começa às 16h com “El Tiempo de las Luciernagas” (2021), doc produzido entre Bélgica, EUA, México, de Matteo Robert Morales e Mattis Appelgvist Dalton, último título em competição. A partir das 17h, acontece a exibição especial de “50 Anos de Nativismo”, de Henrique de Freitas Lima, edição de série da TVE RS, e dois filmes dirigidos por Bárbara Paz: o curta “Conversa com Ele” (2018), às 18h, e o longa documental “Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou” (2019), às 19h. A cerimônia de premiação com a homenagem e show de encerramento começa às 21h.

    “O festival em sua 13ª edição busca revelar a produção regional ao estabelecer diálogos com o cinema contemporâneo de diversos territórios”, sintetiza o diretor artístico Zeca Brito. Em 2022, foram inscritos cerca de 320 filmes de mais de 20 países. O evento já premiou mais de 250 títulos ao longo dos anos. “Esta edição conta com o apoio fundamental da secretária municipal de cultura Faustina Campos que não mediu esforços para tornar possível a realização do evento”, complementa. Roger Lerina e Jonas Chadarevian assinam a curadoria de longas. Neste ano serão exibidos 35 títulos, entre curtas e longas-metragens.

    Bárbara Paz é o nome escolhido para receber a homenagem anual oferecida todos os anos, que já agraciou grandes nomes do cenário nacional como Elza Soares (1930-2022), Jean-Claude Bernardet e Leonardo Machado (1976-2018), “Nesta edição, o evento busca exaltar os talentos do Rio Grande do Sul na figura da Bárbara, versatilidade artística que caminha do teatro à televisão para a direção cinematográfica, sendo um dos nomes de nossa cinematografia que mais longe nos levou no cenário da consagração internacional”.

    O 13º Festival Internacional de Cinema da Fronteira é uma realização da Associação Pró Santa Thereza, com apoio do Urcamp e promoção da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Bagé

    Longas-metragens

    “5 Casas” (2020), de Bruno Gularte Barreto;

    “Aldeotas” (2022), de Gero Camilo;

    Além de Nós” (2022), de Rogério Rodrigues;

    “Campo Grande é o Céu” (2022), de Bruna Giuliatti, Jhonatan Gomes e Sérgio Guidoux;

    “Casa Vazia” (2021), dir: Giovani Borba;

    Corpolítica” (2022), de Pedro Henrique França;

    “El Tiempo de las Luciernagas” (2021), de Matteo Robert Morales e Mattis Appelgvist Dalton;

    “Noites Alienígenas” (2022), de Sérgio de Carvalho;

    “O Marinheiro das Montanhas” (2021), de Karim Aïnouz.

    Convidados

    Bárbara Paz, Gero Camilo, Giovani Borba, Rogério Rodrigues e Thiago Lacerda.

    Mostra Bárbara Paz

    “Ato” (2021), de Bárbara Paz;

    “Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou” (2019), de Bárbara Paz;

    “Conversa com Ele” (2018), de Bárbara Paz.

    Sessões Especiais

    “50 Anos de Nativismo”, de Henrique de Freitas Lima;

    “Colegas” (2012) de Marcelo GalvãoSessão Acessibilidade.

    XII Festival de Cinema da Fronteira

    Bagé (RS), de 8 a 11 de dezembro de 2022

    Entrada franca | Centro Histórico Vila de Santa Thereza (Av. Visc. Ribeiro de Magalhães)

    Informações: Facebook | Instagram

    08/12 (quinta-feira)

    10h – Coletiva de Imprensa com Bárbara Paz e curadores – Casa de Cultura Pedro Wayne (R. Gen. Neto, 16);

    15h – Mostra Internacional De Curtas – Centro Histórico Vila de Santa Thereza;

    18h – Sessão Especial: “Ato”, de Bárbara Paz;

    18h30min – Longa-metragem de Abertura: “O Marinheiro das Montanhas”, de Karim Aïnouz;

    20h – Longa-Metragem: “Casa Vazia”, de Giovani Borba.

    09/12 (sexta-feira)

    Centro Histórico Vila de Santa Thereza

    14h30min Sessão Especial: “Colegas”, de Marcelo Galvão

    17h – Longa-metragem: “Corpolítica”, de Pedro Henrique França

    19h – Longa-Metragem: “Campo Grande é o Céu”, de Bruna Giuliatti, Jhonatan Gomes e Sérgio Guidoux;

    21h – Longa-Metragem: “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho.

    10/12 (sábado)

    Centro Histórico Vila de Santa Thereza

    14h30min – Longa-Metragem: “5 Casas”, de Bruno Gularte Barreto;

    17h – Longa-Metragem: “Além de Nós”, de Rogério Rodrigues;

    19h – Longa-Metragem: “Aldeotas”, de Gero Camilo

    21h – Mostra Regional de Curtas-metragens.

    11/12 (domingo)

    Centro Histórico Vila de Santa Thereza

    16h – Longa-Metragem: “El Tiempo de las Luciernagas”, de Matteo Robert Morales e Mattis Appelgvist Dalton;

    17h – Sessão Especial: “50 Anos De Nativismo”, de Henrique de Freitas Lima;

    18h – Sessão Especial: “Conversa com Ele”, de Bárbara Paz;

    19h – Sessão Especial: “Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou”, de Bárbara Paz;

    21h – Cerimônia de premiação, homenagem a Bárbara Paz e show de encerramento.

    Mostra Internacional de Curtas

    “Ana Rubia” (MT), de Íris Alves Lacerda e Diego Baraldi; “Andrômeda” (DF), de Lucas Gesser; “Canção das Moscas III” (Alemanha), de Ana Maria Vallejo; “Glênio” (RS), de Luiz Alberto Cassol; “Hortelã” (BA), de Thiago José de Carvalho Furtado; “Mar Terrestre” (EUA), de Cathy Ler Crane; “Pegadas” (SP), de Manu Sobral; “Possa Poder” (RS), de Victor Di Marco e Márcio Picoli; “Selfie” (RS), de Alex Sernambi; “Um Caso Lisboeta” (Angola), de Hoji Fortuna; e “Um Ensaio sobre o Grito” (RS), de Rafael Valles.

    Mostra Competitiva Regional

    “(A)Mar e a Lua” (Livramento), de Antônia de la Barrera; “Arte Viva Dionatan Araujo” (Bagé), de Alana Portella, Joice Cougo e Bianka Aveiro; “Gelatina” (Livramento), de Marcelo Luchessi; “Jogo de Osso” (Bagé), de Adriana Ferreira; “Minha Juventude” (Livramento), de Samuel Nunes, Dexter Eduardo, Maria Fernanda Torres e Gabriel Soares; “O Último Romântico” (Livramento), de Marcos Schlick; “Operação Leão Marinho” (Dom Pedrito), de 3º Ano Urcamp; “Pelotas Fantástica” (Pelotas), de Pedro Fassa; “Ta Foda” (Pelotas), de Aline Golart, Fernanda Maciel, Denis Souza, Icaro Castello, Lígia Torres e Victória Sugar; “Um Tal De Estancieiro Inácio” (São Gabriel), de Humberto Petrarca; e “Um Trajeto de Memórias” (Bagé), de Samuel da Rosa, “Senhoras de Si” (Bagé/Porto Alegre), de Lucia Achutti.

    Longas-metragens em competição

    “5 Casas” (2020), de Bruno Gularte Barreto | Sinopse: Em uma cidadezinha no interior do Rio Grande do Sul há cinco casas e cinco histórias que se confundem em uma mesma. Uma velha professora lutando para manter sua casa de pé, um jovem que sofre agressões por se recusar a esconder sua natureza, uma freira sendo transferida da escola que regeu com punho de ferro por décadas, um velho capataz em uma fazenda mal assombrada e um menino cujos pais morreram 20 anos atrás e que é hoje o diretor que volta para buscar as memórias de sua infância perdida e dar voz a essas pessoas. Histórias distintas, mas que juntas pintam um retrato pungente de um Brasil marcado por apagamentos e desigualdade. Trailer: 5 CASAS | TRAILER OFICIAL 

    “Aldeotas” (2022), de Gero Camilo | Sinopse: Dois amigos de infância se separam aos 17 anos em meio aos conflitos da adolescência turbulenta na pequena e conservadora Coti das Fuças, interior do Brasil; Levi, poeta, cansado de sofrer abusos, cumpre o plano de fugir para uma cidade grande e mais liberal. Enquanto Elias, oprimido pela violência do seu pai, desiste de partir. Aos 50 anos, Levi volta para reencontrar o amigo no dia de seu funeral, no qual as memórias dos dois são revividas antes do último adeus. | Trailer: Aldeotas – Trailer Oficial

    Além de Nós” (2022), de Rogério Rodrigues | Sinopse: Léo, um jovem peão de fazenda que nunca saiu de seu pequeno vilarejo no sul do Brasil, sofre duas grandes perdas no mesmo dia: é demitido e testemunha a morte do pai, da qual se sente culpado. Ao encontrar uma foto e uma carta, Leo se depara com a necessidade de realizar o último desejo de seu pai e, para atender ao pedido, viaja com seu tio Artur para a cidade do Rio de Janeiro. No caminho desconhecido, Leo resgata a relação com o tio, de quem discorda totalmente sobre a forma de ser e de viver, tornando esta jornada uma grande aventura de descobertas e transformações. | Trailer: Além de Nós (2022) | TRAILER 

    “Campo Grande é o Céu” (2022), de Bruna Giuliatti, Jhonatan Gomes e Sérgio Guidoux | Sinopse: Residentes de comunidades quilombolas no sul do Brasil lutam para manter viva a tradição de cantoria dos Ternos de Santos Padroeiros e outras heranças de seus ancestrais.

    “Casa Vazia” (2021), dir: Giovani Borba | Sinopse: Raúl é um peão desempregado e pai de família que vive em uma casa isolada na imensidão solitária dos campos. A mão de obra tradicional da lida no campo já não serve mais aos patrões, donos das terras. Assolado pela pobreza e a falta de trabalho, ele se junta a outros peões para roubar gado durante a escuridão das noites no campo. Ao retornar de mais uma madrugada, ele encontra sua casa vazia: sua mulher e seus filhos desapareceram. | Trailer: Casa Vazia [Teaser Oficial] 

    Corpolítica” (2022), de Pedro Henrique França | Sinopse: Corpolítica é um documentário que discute sobre candidaturas LGBTQIA+ no país que mais mata LGBTQIA+ no mundo. Com depoimentos importantes de candidatos em vários partidos, o filme acompanha os candidatos durante as eleições de 2020. | Trailer: [Trailer] Corpolítica | Political Bodies | EN-US on Vimeo 

    “El Tiempo de las Luciernagas” (2021), de Matteo Robert Morales e Mattis Appelgvist Dalton | Sinopse: Uma família separada entre o México e os Estados Unidos se reúne para refletir sobre as dificuldades de sua separação, enquanto busca se reconciliar com seu passado para poder buscar um futuro melhor. | Trailer: El tiempo de las luciérnagas | Official Trailer on Vimeo 

    “Noites Alienígenas” (2022), de Sérgio de Carvalho | Sinopse: Rivelino, Sandra e Paulo são três amigos de infância e da periferia que se reencontram na cidade de Rio Branco em um contexto trágico de chegada das facções criminosas do sudeste do Brasil para a Amazônia.

    “O Marinheiro Das Montanhas” (2021), dir: Karim Aïnouz | Sinopse: Marinheiro das Montanhas é um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim à Argélia, país onde seu pai nasceu. Entre registos da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8, o filme opera uma costura fina entre a história de amor dos pais do realizador a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contrastes entre Cabília (região montanhosa no norte da Argelia) e Fortaleza, cidade natal de Karim e de sua mãe, Iracema. Passado, presente e futuro entrelaçam-se numa singular travessia.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *