Neste sábado (12), comemora-se o Dia dos Supermercados, instituído em 1968 para marcar a data em que a atividade supermercadista foi regulamentada no Brasil. Neste ano, em especial, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) tem incentivado todas as regiões do país a celebrar o setor, promovendo ofertas e ações comemorativas nas lojas espalhadas pelo país, que atendem diariamente 28 milhões de pessoas. No Ceará, a Associação Cearense de Supermercados (ACESU) aderiu à iniciativa, com o tema “Vamos comemorar juntos”, e tem incentivado os associados a aderirem à comemoração, com ofertas e comemorações.
De acordo com Nidovando Pinheiro, presidente da Associação Cearense de Supermercados (ACESU), a data será um dia em que o consumidor será presenteado com ações e promoções. “Convidamos todos os lojistas a participar deste evento. É uma grande oportunidade para celebrar com o consumidor e nós acreditamos que terá um impacto positivo nas vendas, assim como ocorre com outras tradicionais datas comemorativas”.
A expectativa da ABRAS é que a adesão chegue a 50% dos supermercados e cresça nas edições futuras. No Brasil, atualmente, as datas de maior impacto para os supermercados são a Páscoa, o Dia das Mães e o Natal.
O Ceará está entre os dez estados com maior faturamento, de acordo com a ABRAS. Com mais de 45 anos de atividade, o setor supermercadista cearense é responsável por quase 13% de tudo que o Ceará produz na economia. Além de gerar mais de 40 mil empregos diretos, 200 mil indiretos, soma mais de 1 bilhão de reais em impostos arrecadados. A ACESU conta com mais de 500 lojas, mais de 300 associados e a cada 12 horas, atende aproximadamente 1 milhão de cearenses.
Dia Nacional dos Supermercados
No dia 12 de novembro de 1968 foi instituído o Dia Nacional do Supermercado como marco da aprovação da lei nº 7.208 que regulamentou a atividade supermercadista no Brasil. Nesse mesmo ano, foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e, de lá para cá, a data passou a ser motivo de confraternização, homenagens a parceiros comerciais e geração de mais negócios para o setor.
Mais informações: