No próximo dia 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A data que deu origem ao Novembro Azul, campanha que teve início em 2003, na Austrália, com objetivo de disseminar informações sobre o câncer de próstata e estimular a prevenção da doença nos homens.
O diagnóstico precoce pode aumentar em 90% as chances de cura, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), diante de um tratamento eficaz com abordagens integrais na saúde do homem, apoiada por movimentos como o Novembro Azul.
Segundo as estatísticas, a cada seis homens, um possui câncer de próstata. Todos os dias, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. É a segunda maior causa de morte por câncer em homens no país. São estimados para este ano 65.840 novos casos.
Para tentar reverter esse cenário, empresas públicas e privadas se mobilizam em prol de campanhas como o Novembro Azul, para reforçar a importância do autocuidado e dos exames preventivos para a saúde dos colaboradores.
Segundo Diogo Rolim, médico e CEO da iDun, hoje as empresas buscam promover mais o bem-estar dos seus colaboradores. Desde ações de promoção à saúde realizadas durante as campanhas como Outubro Rosa, voltada à saúde da mulher; ou Novembro Azul, voltada à saúde do homem. “As empresas entendem que muda a cor do movimento, mas o objetivo é o mesmo. Oferecer benefícios como planos de saúde mais completos e incentivar seus colaboradores a fazerem exames preventivos, oferecendo soluções em saúde ocupacional.”
“A iDun, como uma solução em saúde ocupacional, é uma ferramenta B2B (business to business) que ajuda em todo o processo da jornada do trabalhador, desde auxiliar as empresas a cuidarem de seus colaboradores até o envio de atestados para justificar os abonos de jornada direto no sistema. Tudo isso online, pelo aplicativo com funcionalidades que podem gerar indicadores de cuidados aos funcionários. Além de oferecer agendamento de consultas, histórico de exames e medicamentos. A partir disso, colaboradores podem ter uma melhora em sua qualidade de vida não apenas durante campanhas como Outubro Rosa ou Novembro Azul, mas no ano todo”, pontua.