• dom. maio 18th, 2025

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Dia Mundial dos Celíacos alerta para doença autoimune silenciosa que afeta milhões no Brasil

Nesta sexta-feira, 16 de maio, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Doença Celíaca, uma condição autoimune crônica que, embora comum, ainda é pouco diagnosticada no Brasil. Segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA), cerca de 1 em cada 100 brasileiros convive com a doença, a maioria sem diagnóstico.

A doença celíaca é uma condição autoimune. Ocorre quando o organismo reage ao glúten, proteína presente no trigo, centeio, cevada e aveia, atacando o próprio intestino delgado. Com o tempo, isso gera inflamações e lesões que prejudicam a absorção de nutrientes e podem desencadear anemia, osteoporose, infertilidade, outras doenças autoimunes e até câncer intestinal.

“O grande desafio é que a doença muitas vezes se manifesta de forma silenciosa ou com sintomas inespecíficos, como fadiga, dores abdominais, diarreia e perda de peso. Por isso, muitos pacientes passam anos sem saber que têm essa condição”, explica o Prof. Dr. Durval Ribas Filho – médico nutrólogo, Fellow da Obesity Society FTOS (USA), presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e docente da pós-graduação CNNUTRO. 

O tratamento e o que eliminar da dieta

Atualmente, não há cura para a doença celíaca. O único tratamento eficaz é seguir uma dieta 100% livre de glúten por toda a vida. “Mesmo com o avanço do mercado de produtos sem glúten, ainda é essencial ler os rótulos com atenção. O glúten pode estar presente em molhos prontos, caldos, embutidos, temperos industrializados e até em alguns laticínios processados”, alerta o especialista.

O que eliminar da dieta:

  • Trigo, aveia, centeio, cevada
  • Pães, bolos, massas, biscoitos, pizzas, quibe
  • Cerveja, uísque, vodka e qualquer bebida com malte
  • Produtos industrializados, embutidos e temperos comerciais

Alimentos seguros para celíacos:

  • Frutas, verduras, legumes
  • Carnes e peixes naturais
  • Arroz, milho, batata, mandioca, quinoa
  • Laticínios (desde que livres de glúten)
  • Temperos naturais e óleos puros
  • Doces como chocolate amargo e geleias naturais 

Diagnóstico e acompanhamento nutricional

O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue e, em alguns casos, por biópsia do intestino delgado. O ideal é que os testes sejam realizados antes de iniciar qualquer tipo de restrição alimentar, para não comprometer a precisão dos resultados. Nesse processo, o papel do médico nutrólogo é decisivo. Esse especialista avalia o estado nutricional do paciente, corrige possíveis deficiências causadas pela má absorção de nutrientes e orienta uma dieta segura e completa.

By Jordan Vall

É jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão, na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). O jornalista também é Host do Podcast @podnoscontar. Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no IN Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *