A série “Queen Lear”, produção do Canal Demais e adaptação brasileira da clássica tragédia King Lear, de William Shakespeare, foi uma das obras premiadas no LA WebFest, festival internacional realizado em Los Angeles. Representando a equipe, Max Lewis —integrante da produtora e filho do diretor e editor Quentin Lewis — subiu ao palco no último dia 2 de maio para receber o prêmio de “Melhor Edição”.
“Queen Lear” traz Rainha Lear (interpretada por Claudia Alencar), uma poderosa líder da milícia que controla o tráfico de drogas, a prostituição e operações de agiotagem nas comunidades carentes do Rio. Assim como na versão original, ela decide dividir seu império criminoso entre as três filhas. A luta pelo poder se desenrola revelando traições profundas, lealdades fraturadas e o trágico desmoronamento tanto da família, quanto do império.
Gravada inteiramente em estúdio com tecnologia de chroma key e ambientada em um mundo 3D desenvolvido na Unreal Engine, a série é uma aposta ousada de linguagem e estética. Com direção, edição e finalização assinadas por Quentin Lewis, o projeto oferece uma leitura visceral da realidade brasileira, costurada por temas universais como poder, loucura, lealdade e ruína.
Toda a execução trabalhosa e desafiadora conquistou o público do festival. “Foi uma alegria imensa representar Queen Lear em Los Angeles e levar esse prêmio pra casa. A edição foi um trabalho artesanal, feito com muita dedicação e atenção aos detalhes. Saber que essa entrega do Quentin, meu pai, foi reconhecida em um festival internacional nos enche de orgulho”, celebrou Max Lewis após a cerimônia.
O diretor Quentin Lewis também comemora o novo prêmio: “Ver nosso trabalho ser reconhecido no LA WebFest mais uma vez é extremamente gratificante. Passamos meses mergulhados nesse universo digital e receber esse prêmio é a prova de que vale a pena acreditar em ideias ousadas e trabalhar com paixão até o fim”, afirma o diretor e editor.
Ele ainda completa: “Fazer Shakespeare em 3D, dentro das favelas do Rio, foi um risco calculado. Queríamos explorar a tragédia com uma lente brasileira, e a Unreal Engine nos permitiu construir esse universo do zero”.
O LA WebFest é um dos primeiros do circuito de festivais. O evento é um festival de webséries com sede em Los Angeles, Califórnia, e foi fundado em 2009, por Michael Ajakwe Jr, um escritor vencedor do Emmy. Tendo sido um dos primeiros eventos baseados em conteúdo digital da categoria, eles buscam expandir cada vez mais o festival para que ele possa se tornar um fornecedor viável de conteúdo de qualidade em escala internacional.
O elenco de “Queen Lear” traz os atores Mariana Lewis, Will Crispin, Giul Abreu, Aline Azevedo, Ana Cecília Mamede, Hélio Amaral, Bruno Rafael, Simone Viana, Wagnera, Mano Melo e Ruan Vitor.
No momento, “Queen Lear” está participando do circuito mundial de festivais de conteúdo digital. Ainda não há previsão para o lançamento público do projeto.