Efetivamente, este dia de finados será o primeiro pós-pandemia do Coronavírus. É uma data que traz lembranças saudosas de entes que partiram, mas ao redor do mundo mostra diversas homenagens e costumes peculiares.
Contudo, antes de comentar sobre as curiosidades de como as pessoas se despedem de seus entes queridos, é importante ressaltar que a atual situação do Brasil pode prejudicar algumas homenagens.
O bloqueio nas estradas e rodovias do país que acontece desde o dia 31 de outubro por apoiadores do presidente derrotado nas eleições pode prejudicar a distribuição de coroas de flores, bem como arranjos e outros itens de homenagens. Esses dados saem do Instituto Brasileiro de Floricultura que prevê problemas, principalmente em cidades como São Paulo.
Homenagens pelo mundo
O mundo é vasto e cheio de culturas envolventes e peculiares. Pensando nisso, Laços para Sempre, empresa que fornece coroas de flores, preparou uma super pesquisa mostrando um material amplo sobre como é a despedida dos entes queridos ao redor do mundo.
A campanha traz um mapa completo de todos os continentes e divide por países uma pesquisa sobre suas despedidas.
Por exemplo, em Madagascar, depois de 7 anos do enterro, o ente querido é desenterrado e participa de uma dança com seus parentes.
Em Omã, país africano, os parentes pedem perdão pelos pecados de quem se foi. Eles acreditam que isso ajuda a entrada dele no paraíso.
Já na Armênia, a porta do caixão é colocada na frente da porta da casa onde o corpo está sendo velado, para que todos saibam que ali, homenagens são prestadas.
Em San Marino, o ente querido é enterrado todo de preto com seus pertences mais comuns e utilizados. Com isso, acredita-se que o ente querido se sentirá melhor para o lugar onde for e estará mais confortável!