A autobiografia “Do Barro à Luz” de Roseane Cândido Duarte, será apresentada, durante a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará 2025, que acontece no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, de 4 a 13 de abril, feira que destaca questões de gênero, com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”. A escritora Roseane Duarte realizará uma manhã de autógrafos e bate-papo com leitores, no sábado, 5 de abril, às 9h30, no stand da Expressão Gráfica.
Nascida em uma favela e hoje empresária bem-sucedida, Roseane Cândido Duarte conta sua história no livro “Do Barro à Luz”. A autobiografia descreve em uma linha do tempo a trajetória de vida de Roseane, desde a infância quando morava na favela KM 08, atual bairro Couto Fernandes, em Fortaleza, Ceará, até os dias atuais, onde trabalha como empresária do segmento da iluminação.
Em sua autobiografia, Roseane Duarte, relata como transformou sua vida por meio da educação, saindo da favela para morar em São Paulo, cidade onde estudou e trabalhou por 10 anos, até voltar para Fortaleza e junto com o seu esposo João BeronísioDuarte (Nísio), inaugurar umas das mais sofisticadas lojas de iluminação do estado do Ceará.
“Passei muitas noites acordada estudando, eu sabia que o que me tiraria daquela realidade, daquela rua de barro, onde eu morava em uma casa de taipa, sem banheiro, era a educação. Foi a leitura que me salvou e me transformou no que sou hoje, quero passar essa história adiante e ajudar muitas pessoas pelo Brasil”, relembra Roseane Duarte.
Resiliência e Fé
Por meio do livro “Do barro à luz”, a protagonista acende um clarão na vida daqueles que pensam em desistir dos desafios. É um testemunho inspirador de determinação, resiliência e fé.
De família numerosa, morando em casa de taipa, sem banheiro, Roseane Duarte provou que poderia ter um futuro diferente do previsto. Por vezes, foi desencorajada a prosseguir com seus planos, mas nunca duvidou da capacidade de se reinventar.
Assim, renasceu na própria vida, vestiu-se de palhaço em um hospital, vendeu bala de coco, foi professora, publicitária e apresentadora de TV. Saiu de uma rua de barro e encarou a “Selva de Pedra” da capital de São Paulo com muita coragem e determinação. Voltou para a cidade natal, recomeçou do zero, montou a Duluz Iluminação em parceria com o marido, João Beronísio, o Nísio, loja que está há 25 anos no mercado e colaborou com dezenas de empregos diretos e indiretos. Ela conseguiu, enfrentou tudo com a delicadeza e generosidade de sua alma e a força de uma grande mulher.
Hoje, mãe de três filhos e avó de seis netos, empreendedora de sucesso, Roseane mudou o enredo e escreveu novas linhas em sua autobiografia. Contudo, para realizar mudanças e concretizar sonhos, precisou de algo que vai além do racional: a fé em Deus.
Para produzir o livro, Roseane Duarte contou com a colaboração de jornalistas e editores cearenses. As entrevistas foram realizadas e editadas pela jornalista e escritora Karla Camila Sousa. O prefácio é escrito pela jornalista e escritora ErileneFirmino, enquanto a edição e coordenação geral é das jornalistas Germana Cabral e Giovana Sampaio (em memória), da Casa de Memória. O projeto gráfico é do designer Eduardo Freire, revisão da jornalista Kelly Garcia e ilustração da capa de Lincoln Souza.
A autobiografia “Do Barro à Luz” estará disponível para compra durante a Bienal do Livro no stand da Gráfica Expressão Gráfica, localizado no pavilhão 01, número 117, durante a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará 2025.
Mais informações:
Livro “Do Barro à Luz”
Autora: Roseane Cândido Duarte
Ano: 2023
208 páginas
Editora: Casa de Memória
Valor: R$ 50,00
contato: @roseanecduarte
Cel: 85- 8699-0347