Donatinho acaba de lançar o aguardado videoclipe de “Intuir”, parceria com João Donato, Gustavo Ruiz e Tulipa Ruiz. Mais do que uma produção visual, o novo trabalho, que é faixa do álbum Sintetiza2 é uma jornada poética e emocional que revisita as raízes de João Donato, ao mesmo tempo em que alerta sobre a preservação ambiental em sua terra natal, Rio Branco, capital do Acre. A produção já está disponível no canal da Sound Department, selo que representa Donatinho. Assista: CLIQUE AQUI
O artista mostra que herdou do pai não apenas o talento musical, mas também a sensibilidade e a conexão com as raízes acreanas. Protagonizando cenas que dialogam com a natureza e a cidade de Rio Branco, ele reforça o legado de João Donato com autenticidade e criatividade. Como diz o ditado, “a fruta não cai longe do pé”, e Donatinho comprova isso ao unir tradição e inovação, mantendo viva sua essência ancestral enquanto imprime sua própria identidade.” Voltar ao Acre para gravar esse clipe foi uma experiência transformadora. Caminhar pelos mesmos lugares que moldaram meu pai, sentir a energia das margens do rio Acre e ouvir as histórias que ele sempre me contou sobre sua infância me conectou profundamente com a essência dele. Foi como se eu estivesse mergulhando no passado para honrar o presente. Esse clipe é uma homenagem à trajetória do meu pai e um alerta para preservarmos o que há de mais precioso: nossa cultura, nossas raízes e nossa natureza”, declara, emocionado, Donatinho.
A narrativa visual reflete a urgência de cuidar de nossas florestas, preservar a biodiversidade e as comunidades locais, como nos versos escritos por Tulipa:“Tá no que você vê, tá no que “cê” come /Tá no que você compra, tá no que consome / Tá dentro de você, dentro de você”…
A produtora Karla Martins, que também nasceu na região, destacou a alegria de participar do projeto e ressaltou a importância da valorização da cultura local. “Foi uma honra, um presente. O clipe tem muito do Acre, não só onde João nasceu, mas onde ele amou muito sua terra. Ele se dizia honrado em ser acreano, e era um privilégio para nós tê-lo como conterrâneo”. Produzimos com uma equipe local totalmente engajada. Várias pessoas da cidade, jovens e artistas participaram. Foi um trabalho esteticamente super potente. Trouxemos a cidade para dentro do clipe, essa cidade que João Donato tanto amou”.
O clipe, gravado em Rio Branco, resgata memórias e sentimentos profundos, com cenas que incluem a rua que leva o nome de João Donato, um menino representando o músico à beira do rio, onde o artista ouvia cantos indígenas e sons da natureza que moldaram sua genialidade musical, além de Donatinho interagindo com a natureza e a cidade.
O espectador é transportado para cenários emblemáticos, com uma fotografia que valoriza a luz natural, as cores vibrantes e a riqueza de detalhes. Cada quadro exala a conexão profunda entre o músico e sua terra natal, destacando a beleza única da região e a influência de suas paisagens na obra do artista.
O diretor Matheus Vinhas falou de uma particularidade de “Intuir”: a gravação em película. “Filmar em película foi, além de uma escolha estética, também uma decisão conceitual. Entendemos que o projeto tinha uma sensibilidade que dialogava com a obra de João Donato e com o que construímos no clipe, por isso optamos por gravar em película”.
Vinhas também comentou sobre o diferencial do tipo de captação. “A textura da imagem em película é algo único e incomparável, que remete ao cinema clássico”.