Foto: Elisa Tonaco
O caminho para o futuro dialoga com uma economia mais verde e sustentável. Para demonstrar que é possível ir além do petróleo ou das antigas bases das fábricas e indústrias, o Instituto Besc promove o XI Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes (F&FV). Nos dias 25 e 26 de outubro, especialistas estarão reunidos para debater soluções disruptivas voltadas para a modernização da logística e o futuro dos transportes no país.
A cerimônia de abertura prevista para acontecer às 9h, no dia 25 de outubro, em São Paulo, terá a presença de autoridades. O evento contará com a participação de Wilson Pinto Ferreira Jr., presidente da Eletrobras e escolhido pelo Instituto Besc como presidente de honra do F&FV 2022, e Rafael Chaves Santos, diretor de Relações Institucionais da Petrobras, que representará os patrocinadores do seminário.
Antes das palestras do seminário, acontecerá a cerimônia de entrega do Troféu Frotas & Fretes Verdes 2022. Os vencedores desta edição foram: Brasil BioFuels, na categoria Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto; Anderson Dick, escolhido como Executivo Destaque; Welder de Souza, vencedor na categoria Influenciador para Mobilidade Sustentável; Ricardo Vallejo, na categoria Pesquisador Individual e UseCar, a vencedora na categoria Startup para a Logística Sustentável.
Sessões de debate
Em dois dias de seminário, serão realizadas cinco sessões de debate com a participação de 23 especialistas do setor privado, público e de instituições de ensino. Cada mesa terá a participação de um mediador, escolhido pelo Instituto Besc, e Fábio Albuquerque Marques Velloso, diretor Executivo de desenvolvimento e novos negócios da JSL S.A, será um deles. O executivo destacou que “me sinto extremamente honrado em representar a JSL S.A. , como mediador nesse Fórum, que há mais de 10 anos , discute e apresenta à sociedade o que há de mais importante e atual, em termos de Sustentabilidade nos segmentos da indústria, transporte, mobilidade e logística em nosso país”.
A primeira sessão terá como tema ‘Soluções Tecnológicas Sustentáveis e Disruptivas’ e cinco palestrantes terão a oportunidade de apresentar as inovações na gestão de frotas ou o uso do gás como uma alternativa de combustível. Como aconteceu na edição anterior, a agenda ESG, que trata dos compromissos das empresas com relação a questões ambientais, sociais e de governança, voltará a ser um dos assuntos tratados pelos expositores.
Ainda no primeiro dia de evento, ‘Melhores Práticas em Sustentabilidade’ será o tema da segunda sessão, com a participação prevista de três expositores que abordarão o futuro dos transportes, as mudanças climáticas e os desafios no setor de logística e o uso de combustíveis alternativos.
A terceira sessão encerra o primeiro dia do XI Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes e terá como tema: ‘Alternativas Energéticas para Processos Produtivos e de Transporte’. Nesta sessão, os expositores apresentarão ações relacionadas à transição energética, que diz respeito à redução do uso de combustíveis fósseis.
No dia 26 de outubro, a sessão 4 debate: ‘Evolução e Futuro da Logística e da Propulsão de Motores’. A mesa trará a professora Alzenira da Rosa Abaide, da Universidade de Santa Maria, que falará sobre a Rota Elétrica Mercosul, como está sendo feito o desenvolvimento e gerenciamento para a mobilidade inteligente.
O evento não se resume aos transportes rodoviários e a evolução dos motores ferroviários e combustíveis também está contemplada na programação. A organização convidou Felipe Bottosso, o gerente sênior de Engenharia de Sistemas da Wabtec Corporation, para falar sobre esse tema.
Encerrando o XI Seminário Internacional Frotas & Fretes, quinta e última sessão terá como tema ‘Meio Ambiente, Aspectos Sociais e de Governança (ESG) na Logística’. Um dos palestrantes convidados é Rodrigo Barcellos, Head Financeiro e Planejamento da Ipiranga e do Pró-Frotas, o expositor irá tratar quais ações as empresas realizaram para a implementação da agenda ESG. E ele lembra que sobre “O ESG, as pessoas costumam falar só do E, que é a parte do Environment (meio ambiente), da sustentabilidade e esquecem um pouco do S, que é o Social e do G, a Governance (Governança).
Barcellos ainda relata que “a Ipiranga tem desde 2014 um programa chamado Carbono Zero, em que medem e avaliam a quantidade de carbono emitida e tentam reduzir, o que não conseguem reduzir, compensam.”
A empresa tem como meta até 2030 alcançar a equidade de gênero nos cargos de liderança, como conta o Head de Finanças. Dentro pró-frotas, a primeira startup da Ipiranga voltada para gestão de frotas, uma das ações é a digitalização, com a implementação de um aplicativo, a operação ficou digital, sendo assim, possível evitar o desperdício de plástico.
A eletrificação ou a transição energética também é um tema de interesse da Ipiranga, hoje, a rede de combustíveis conta já com mais de 40 espalhados pelo país para abastecer os veículos elétricos e Rodrigo Barcellos diz que a empresa ainda realiza outras ações que serão apresentadas na palestra dele que será no dia 26 de outubro, a partir das 14h.
Evento híbrido
Para ampliar o acesso aos debates durante o seminário internacional, o Instituto Besc também disponibilizará a transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da organização. Presencialmente, o evento será sediado no Hotel Meliá, localizado na Bela Vista, em São Paulo capital.
Serviço:
XI Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes
Data: 25 e 26 de outubro
Onde: Presencial – São Paulo, Hotel Meliá Paulista (Av. Paulista, 2181 – Bela Vista). Online – Canal do Instituto Besc no YouTube
Mais informações: https://institutobesc.org/