• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Casa de Cuidados do Ceará recebe visitas de congressistas de todo o Brasil e profissionais com atuação em cuidados paliativos

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de transição hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), recebeu, na última quarta-feira (13), cerca de 80 profissionais atuantes em Cuidados Paliativos de regiões de todo o Brasil. Os participantes do Congresso Brasileiro sobre o assunto, que está sendo realizado em Fortaleza nesta semana, escolheram o equipamento por suas especificidades de internação e tratamento.

A diretora-geral da CCC, Ursula Wille Campos, iniciou o momento com uma apresentação do perfil da Casa e os serviços prestados, bem como os resultados alcançados ao longo dos anos. “Já foram desospitalizados 1.450 pacientes desde o início da Casa, sendo 401 somente em 2023. Temos uma equipe multidisciplinar que atua a partir de um plano terapêutico individual, quando o paciente é transferido de algum hospital para a nossa unidade”, destacou.

Em seguida, Renata Maia, enfermeira que atua com pacientes em cuidados paliativos no equipamento, realizou apresentação sobre o assunto, destacando a transversalidade da assistência, por meio da exposição de casos clínicos ocorridos na CCC e a atuação da equipe multidisciplinar. “Foi uma honra dividir este espaço com profissionais que eu tanto admiro e que até então só conhecia o trabalho por meio de publicações. Sou muito grata por levar a voz da enfermagem aos mais diversos locais”, relatou a profissional, que também irá apresentar trabalho no Congresso.

Maria Cintia Gomes é enfermeira em Petrolina, município de Pernambuco, ressaltou as primeiras impressões. “A estrutura me chamou muito a atenção, muito verde, ao ar livre. Vamos buscar trazer mais humanização para nossa unidade da mesma forma que a Casa faz”.

Fernanda Freire também é enfermeira e trabalha com cuidados paliativos em Natal, no Rio Grande do Norte, e tinha o objetivo de conhecer de perto uma experiência de desospitalização de forma humanizada. “Esse cuidado humanizado traz mais segurança para as famílias, sendo um cuidado não só com o paciente, mas também os familiares. É uma grande responsabilidade, mas o paciente se sente mais seguro ao ver que seu familiar está sendo capacitado para cuidar dele. É um trabalho muito bonito e uma forma de mostrar que é possível fazer isso de uma forma leve e eficaz”.

“Estou encantada. A gente percebe o carinho e o profissionalismo da equipe na atuação com o cuidado com o paciente e o cuidador. Entendo que esse trabalho deve ser replicado em outros estados com esse mesmo perfil. Vale a pena vir conhecer”, finaliza Marilene Ribas, psicóloga que trabalha em um hospital de Santa Catarina.

Cuidados Paliativos

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC) é uma das instituições que atua com cuidados paliativos no estado. O local atua na reabilitação humanizada e multidisciplinar aos cearenses em recuperação após alta hospitalar decorrente de algumas doenças, assim como desospitalização de pacientes em cuidados prolongados para reabilitação e/ou adaptação a sequelas decorrentes de diagnósticos como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e traumas.

Os pacientes recebidos na CCC possuem assistência de profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia, além de visitas médicas, com a adoção de todos os cuidados necessários na transição entre a estrutura hospitalar e o domicílio do paciente.

De acordo com a diretora da Casa de Cuidados do Ceará, Ursula Wille Campos, os pacientes que recebem cuidados paliativos são aqueles com doença grave e sem cura, com acompanhamento que vida aliviar o sofrimento dessas pessoas, permitir maior apoio de familiares e promover mais qualidade de vida.

“Os cuidados paliativos permitem o acolhimento da família e promovem um atendimento humanizado. O paciente lotado na CCC recebe apoio de psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos, cada um atuando na sua área com o mesmo objetivo: promover um atendimento de qualidade”, esclarece Wille.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *