• qui. nov 21st, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Novembro Azul: homens são convocados a cuidar da saúde e a refletir sobre machismo, problemas sexuais e outros temas 

    O Novembro Azul é muito mais do que uma campanha ou um convite: é uma convocação para que todos os homens assumam o protagonismo de sua saúde. Além de destacar a importância do diagnóstico precoce de tumores urológicos, como os de próstata, testículo e pênis, o movimento  incentiva homens a partir dos 50 anos – ou 45 para quem possui histórico familiar de câncer de próstata – a agendar consultas com um urologista e a realizar exames de rastreamento que facilitem a detecção precoce da doença. Mas não para por aí, já que ao longo do mês também acontecem debates sobre diversos outros temas importantes relacionados ao universo masculino. 

    Para o urologista Nilo Jorge Leão, coordenador de urologia do Hospital Mater Dei Salvador (HMDS), mais do que convocar a população masculina a cuidar da saúde, o Novembro Azul é uma excelente oportunidade que a sociedade tem de discutir questões culturais como o machismo e o fato de tantos homens morrerem por acidentes de carro, abuso de álcool e droga, violência e doenças cardiovasculares. “O movimento abre espaço, ainda, para discussões a respeito de problemas sexuais masculinos, tais como impotência e ejaculação precoce. Precisamos criar um ambiente onde os homens se sintam confortáveis para falar sobre esses e outros assuntos e consigam superar o medo e o preconceito”, frisou o especialista.

    O câncer de próstata, grande protagonista do Novembro Azul, é o segundo tumor mais prevalente entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pulmão, e representa 29,2% dos tumores masculinos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Exames como o PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal são essenciais para detectar alterações precocemente, muitas vezes antes do aparecimento de sintomas. Além disso, os tumores de testículo e pênis, menos frequentes, também têm melhor prognóstico quando diagnosticados nos estágios iniciais. Para tanto, o autoexame e consultas regulares com um urologista desempenham papel fundamental.

    Diagnóstico – Segundo Nilo Jorge Leão, quando o PSA e o exame de toque retal indicam suspeitas, a biópsia prostática é realizada para confirmar o diagnóstico. “Em casos mais complexos, exames de imagem como o PET-CT PSMA e a ressonância magnética são utilizados para o estadiamento e uma avaliação detalhada da doença”, destacou o urologista do HMDS. Para incentivar a realização de exames de rastreamento e o diagnóstico precoce, o HMDS promove a campanha “Seja mais forte que a sua melhor desculpa”.

    De acordo com a médica nuclear Carolina Cruz Assad, os avanços tecnológicos são aliados na luta contra o câncer. “O PET-CT PSMA oferece precisão no estadiamento do câncer de próstata e na detecção de recidivas. Este exame avalia todo o corpo com alta sensibilidade e sem efeitos colaterais significativos, permitindo um diagnóstico mais preciso”, explicou a especialista. 

    Tratamento – A abordagem para os tumores urológicos varia conforme o estágio e a agressividade da doença. Para o câncer de próstata, os tratamentos vão desde vigilância ativa, indicada para casos de baixo risco, até cirurgias avançadas, como a robótica, radioterapia e terapias sistêmicas, como hormonioterapia e quimioterapia, para estágios mais avançados. Já os tumores de testículo e pênis podem ser tratados com cirurgias e, quando necessário, terapias complementares, como quimioterapia.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *