• qui. nov 21st, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Palestra “Professor 2050” aborda impacto da Inteligência Artificial, Gamificação e Metodologias Ágeis na educação

    Na última semana, o auditório da Faculdade INBEC foi palco da palestra “Professor 2050”, um evento que reuniu educadores, pesquisadores e entusiastas da inovação para debater o papel da inteligência artificial (IA), da gamificação e das metodologias ágeis na educação do futuro. A apresentação foi conduzida pelo Prof. Dr. Wellington Aguiar, cientista e pesquisador, que explorou como essas ferramentas estão transformando as práticas de ensino e aprendizagem.

    Antonio Bitencourt, Founder e CEO do grupo INBEC, destacou o avanço da inteligência artificial em diversos setores e sua integração gradual no ambiente acadêmico. Segundo ele, a IA já influencia desde a automação de processos comerciais até a criação de novas abordagens educacionais, beneficiando tanto professores quanto alunos. Bitencourt ressaltou o impacto da IA generativa como ferramenta de aprimoramento do material didático. “Não é algo novo. Agora, temos mais luz sobre a IA, mas várias tecnologias já estavam em uso sem essa denominação”, afirmou. Ele explicou como o uso da IA permite, por exemplo, uma distribuição mais eficiente de leads em processos de vendas, otimizando a conexão entre alunos interessados e o Marketing da Instituição.

    Para o Prof. Dr. Wellington Aguiar, a educação no Brasil ainda está em fase inicial quanto à adoção da inteligência artificial, mas ele acredita que eventos como o “Professor 2050” ajudam a desmistificar e popularizar a tecnologia. “A IA não é milagrosa. Envolve lógica e matemática, e no Brasil, estamos começando a caminhar nesse sentido, enquanto empresas investem nessa área desde 2014”, comentou o palestrante, enfatizando que o uso dessas inovações exige compreensão e estudo.

    Além disso, Eveline Correia, Diretora Administrativa da Faculdade INBEC, pontuou a resistência de alguns docentes às novas tecnologias, um desafio que ela compara à introdução dos celulares e notebooks em sala de aula. “Estamos oportunizando uma abertura de mente para os professores, para que eles se sintam parte dessa transformação digital e passem a utilizar a inteligência artificial de forma positiva e prática”, disse Eveline.

    O evento destacou, assim, um panorama sobre o futuro da educação, em que a IA e outras tecnologias emergentes não substituem o papel dos professores, mas enriquecem o ambiente de ensino. A palestra “Professor 2050” reforçou a importância da adaptação e da compreensão dessas ferramentas para transformar a educação em um processo mais interativo, ágil e alinhado às demandas de um mundo cada vez mais digital.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *