• sex. nov 1st, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Instituto Dragão do Mar seleciona 10 trabalhos artísticos cearenses para circulação em São Paulo

    O Instituto Dragão do Mar (IDM) anunciou a seleção de 10 propostas que irão compor a Maré Cearense, uma mostra da produção artística cearense, que acontecerá nos dias 23, 24, 28, 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, em São Paulo. As apresentações abrangem as linguagens de dança, música e teatro, com o objetivo de promover a circulação da arte cearense na capital paulista. A iniciativa é uma realização do Instituto Dragão do Mar, com apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE), além de apoio do Sesc SP e patrocínio master do Nubank, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. A entrada será gratuita e acessível a todos.

    A Maré Cearense foi inspirada na histórica travessia de Manuel Jacaré e seus companheiros, que em 1941 cruzaram o oceano em uma jangada para reivindicar direitos trabalhistas. O projeto busca estabelecer uma conexão entre os artistas cearenses e o público paulista, promovendo o intercâmbio cultural e valorizando a diversidade artística do Ceará.

    De acordo com Lenildo Gomes, diretor de ação cultural do Instituto Dragão do Mar, a Maré Cearense busca dar visibilidade à arte cearense, ultrapassando as fronteiras do estado. “O festival conecta espetáculos e shows importantes  da cena cearense a pessoas curadoras, programadoras e agentes culturais, ajudando a abrir novos caminhos para os grupos e bandas participantes”, afirmou.

    A programação dos espetáculos, prevista para novembro, foi selecionada por uma curadoria especializada em diferentes linguagens artísticas. O comitê incluiu colaboradores e colaboradoras do Instituto Dragão do Mar, representantes do SESC São Paulo e  pessoas da sociedade civil com atuação nas linguagens artísticas do edital. Na área de Teatro, a curadoria foi conduzida por Levy Mota (IDM), Daniele Sampaio e Adriana Macedo (Sesc). Para Dança, os responsáveis pela seleção foram Cláudia Pires (IDM), Marcelo Evelin e Ana Massagardi (Sesc). Já na área da Música, a curadoria ficou a cargo de Ivan Ferraro (IDM), Rebeca Câmara (IDM) e o representante da sociedade civil, João Cabral Akerman, que atua como A&R e curador em Minas Gerais. Essa comissão foi responsável por avaliar a qualidade artística, relevância cultural e a diversidade das propostas. Os critérios de avaliação incluíram o domínio técnico e logístico, a composição de equipes e o impacto positivo na carreira dos grupos artísticos. “Buscamos selecionar gêneros musicais variados e carreiras artísticas em diferentes estágios de desenvolvimento. Foi um desafio importante para todos os curadores definir poucos selecionados dentre tantos qualificados. A produção cultural do Ceará é extremamente rica e, arrisco dizer, uma das mais potentes do país. Este edital é uma ferramenta fundamental para a promoção desta cena”, afirma João Akerman.

    Jônatas Joca, produtor e intérprete-criador no coletivo MarÉHouse, compartilhou a importância de participar da Maré Cearense em São Paulo com o trabalho “Na Terra em Que o Mar Não Bate, Não Bate o Meu Coração”, estreado em 2022. A obra, que reflete linguagens afrodiaspóricas e periféricas, integra house, funk, hip hop, dança, artes visuais e digitais, dentre outras. Segundo Joca, a participação permitirá expandir a potência comunitária da poética do “corpo-festa” que defendem, promovendo encontros e intercâmbios com coletivos e públicos diversos. “Acreditamos que essa troca enriquecerá nosso trabalho e fortalecerá nossas conexões”, afirma.

    Mais informações sobre a participação na Maré Cearense estão disponíveis no edital, no site do Instituto Dragão do Mar (www.idm.org.br) e no Mapa Cultural do Ceará.

    Saiba Mais

    O Instituto Dragão do Mar é uma Organização Social (OS) com 26 anos de atuação no campo cultural do Ceará. É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, e atua em parceria com o Governo do Ceará, especialmente com a Secretaria de Cultura, maior e mais antiga parceira da instituição.

    A OS é especialista na gestão de experiências de formação e fruição cultural em artes, patrimônio e memória, gastronomia social, esporte e meio ambiente e, atualmente, faz a gestão de 16 espaços e equipamentos públicos, em parceria com o Governo do Ceará, sendo cinco no interior do estado.

    Programação: MARÉ CEARENSE

    Período: 23, 24, 28, 29, 30 de novembro e 01 de dezembro

    23/11 – Sábado

    ●       Sesc Santo Amaro

    18h30: Medalha de Ouro – Andreia Pires, Larissa Goes e Sol Moufer

    ●       Sesc Ipiranga

    20h: A Força da Água – Pavilhão da Magnólia

    24/11 – Domingo

    Sesc Ipiranga

    18h: A Força da Água – Pavilhão da Magnólia

    Sesc Santo Amaro

    18h30: Medalha de Ouro – Andreia Pires, Larissa Goes e Sol Moufer

    27/11 – Quarta-feira

    City Lights

    18h30: Abertura (DJ)

    19h: Marimbanda

    20h10: Rodger e Vitoriano

    21h20: Nazirê

    22h30: O Cheiro do Queijo

    23h40 às 00h: Fechamento (DJ)

    28/11 – Quinta-feira

    Sesc Ipiranga
    20h: Touro – Cia. Vatá

    Sesc Santo Amaro

    20h: Praia das Almas – Paracuru Companhia de Dança

    29/11 – Sexta-feira

    Sesc Ipiranga

    20h: Touro – Cia. Vatá

    Sesc Santo Amaro

    20h: Praia das Almas – Paracuru Companhia de Dança

    30/11 – Sábado

    Sesc Ipiranga

    20h: Vulcão Anastácia – O Concerto

    Sesc Santo Amaro

    18h30: Na Terra em que o Mar Não Bate, Não Bate o Meu Coração – Coletivo Maré House

    01/12 – Domingo

    Sesc Ipiranga

    18h: Vulcão Anastácia – O Concerto

    Sesc Santo Amaro

    18h30: Na Terra em que o Mar Não Bate, Não Bate o Meu Coração – Coletivo Maré House

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *