Foto: divulgação
Quatro instituições de Itapipoca vão ganhar novas cores e imagens esta semana. Elas foram escolhidas para sediar o Festival de Arte Urbana, com intervenções artísticas nos muros. São elas: Casa Perilo Teixeira e as escolas EEB Geraldo Gomes de Azevedo, Centro Educacional Maria Magalhães Viana Azevedo e EEB Monsenhor Antônio Tabosa Braga. A produção artística nos muros tem início nesta terça-feira (22) e segue até o dia 30 de outubro. O Festival de Arte Urbana marca o início da 5ª edição do Programa Escolas Criativas, que conta com apoio cultural da Enel Distribuição Ceará, apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e parceria da Prefeitura Municipal de Itapipoca.
O projeto busca fomentar a arte e a cultura local, promovendo a inclusão de artistas de diferentes estilos e gêneros. “A gente sempre tenta fazer uma imersão, respeitando a cidade e a população, fomentando as pessoas e a economia local”, explica a artista Terezadequinta, que assina a curadoria do Festival Arte Urbana juntamente com Robézio Marques. À frente do Acidum Project, eles colecionam inúmeros trabalhos de arte urbana dentro e fora do Brasil. No Ceará, eles coordenam também o tradicional Festival Além da Rua.
Ao todo, 13 artistas cearenses participam do Festival de Arte Urbana em Itapipoca: Lorinha Alves e Gabriel Mahatma, do Duo Quimera; Marta Brizeno; Zé Victor; Dhiow; Miguel Nature; Leal (Victor Hugo); Berin; Érica R.; Brooks; Ivih Ribeiro; e, representando Itapipoca, Luciano Cacau e Nazareno.
Os artistas selecionados trazem uma variedade de estilos e receberam um briefing sobre Itapipoca, com uma abordagem de design e de temas como educação, tecnologia, ciência, cultura e música, e técnicas de urbanismo tático, que foram utilizadas no Lab Cidades Criativas, outro programa de design urbano realizado em parceria com a Quitanda Soluções Criativas, que deu origem ao Beco Cultural de Itapipoca. “Os artistas terão liberdade de criação dentro dessas temáticas”, ressalta Terezadequinta.
No festival, cada artista ficará responsável por um mural, que contará com intervenções individuais, mas também com pinturas realizadas em colaboração entre os artistas, proporcionando um ambiente dinâmico e criativo. “As pinturas nas escolas públicas visam estabelecer uma conexão direta com a juventude, enriquecendo o ambiente educacional. E para fortalecer essa conexão, será feito também um recrutamento de auxiliares nas escolas, que receberão remuneração e aprenderão técnicas de pintura diretamente com os artistas. Essa iniciativa não só promove a capacitação dos jovens, mas também valoriza a economia local, já que o projeto conta com o apoio de uma produtora da região”, completa Terezadequinta.
Para que as obras reflitam a vibrante identidade da cidade, os artistas vão utilizar cerca de 28 tonalidades de tintas da Souvenil, empresa parceira neste projeto.
Escolas Criativas
Por meio de ações de difusão, formação e pesquisa, o programa Escolas Criativas busca estimular a conexão das crianças e jovens com as temáticas culturais. Ele tem o objetivo promover uma ação que possibilite o entrecruzamento da cultura, educação e sustentabilidade através de uma ação de educação cultural nas escolas da rede pública de ensino. O projeto já foi realizado no Rio de Janeiro, nas cidades de Petrópolis, Cantagalo, Niterói, Rio de Janeiro, Areal e Maricá, e no Ceará, em Jijoca de Jericoacoara. Em cada local, o programa dialoga com o contexto local e com as dinâmicas de cada política municipal de educação.
Em Itapipoca, o programa Escolas Criativas será implantado na Casa Perilo Teixeira e em quatro instituições da rede pública do município. São elas: Escola Francisca de Morais Pontes, Escola Monsenhor Tabosa Braga, Escola Geraldo Gomes de Azevedo e Escola Domingos Gonçalves Muniz. Além das intervenções artísticas, a ação conta também com atividades de formação voltadas para a comunidade escolar, mostras, exposições, exibições de cineclubes e debates. “Essa ação beneficiará diretamente 1.000 alunos, proporcionando a eles um ambiente de aprendizado que valoriza a criatividade e a expressão cultural”, diz a coordenadora geral do programa, Ingrid Ferreira, diretora da Quitanda Soluções Criativas, realizadora do programa.
Com duração de um ano, o programa oferecerá uma variedade de cursos e atividades, uma parte para educadores e outra para estudantes. Para os educadores, serão disponibilizados quatro curso: um de novas metodologias de ensino, com carga horária de 96 horas/aula; um curso livre de audiovisual, com 20 horas/aula; um curso livre de fotografia básica, também com 20 horas/aula; e um curso de curadoria audiovisual, com 12 horas/aula.
Já para os estudantes, o programa contará com 10 cursos livres de Fotografia Básica e 4 cursos livres de audiovisual, com 20 horas/aula. Também haverá 10 mostras de audiovisuais apresentando os resultados dos cursos, 10 exposições fotográficas dos trabalhos realizados, 100 exibições de cineclubes e 30 debates ao longo do ano.
O Festival de Arte Urbana do Escolas Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR, do LAB Cidades Criativas, Festival Além da Rua, em parceria com o Acidum Project e a Prefeitura Municipal de Itapipoca. Conta com produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero. Apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Apoio cultural: Enel Distribuição Ceará.
Enel Distribuição Ceará – A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 184 municípios, abrangendo 100% do território estadual, com cobertura de uma área de 149 km². A companhia possui mais de 4,2 milhões de clientes, 189 pontos de atendimento e 127 subestações em todo o estado. Atualmente a empresa possui mais de 156 mil quilômetros de rede elétrica no Ceará, distribuídos em alta, média e baixa tensão. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Quitanda Soluções Criativas – Desde 2008, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando as vidas de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.
LAB Cidades Criativas – Visando ações de intervenção urbana e ocupação cultural, o programa de design urbano LAB Cidades Criativas pretende regenerar praças públicas de cinco cidades fluminenses e de Fortaleza, capital do Ceará. O programa se utiliza de técnicas arquitetônicas inovadoras, que valorizam o patrimônio e trazem melhoria ao espaço que será adaptado. O urbanismo tático é uma dessas técnicas, onde a população local se torna protagonista do processo de reapropriação do espaço urbano.
Sobre o Acidum Project – Formado pelos cearenses Tereza Dequinta e Robézio Marques, o coletivo soma mais de 10 anos de trajetória artística e dezenas de murais, incluindo o Mural Festival, realizado em Montreal, no Canadá. Idealizadores do Além da Rua Festival, dedicado à arte urbana, os artistas apostam na estética surrealista, com seres obscuros, propagandas insanas, lendas urbanas, grafias desordenadas e cenários entorpecedores. Também trabalham com design, fotografia, grafite, lambe-lambe, tatuagem, stickers, estêncil e projetos audiovisuais.
Intervenções artísticas – Locais e endereços
Casa Perilo Teixeira
End: Av. Anastácio Braga, 669 – Centro
EEB Geraldo Gomes de Azevedo
End: Rua Joaquim Américo Teixeira, 216 – Boa Vista
Centro Educacional Maria Magalhães Viana Azevedo
End: Rua Moésio Loiola, 212 – Conj. Dr. Geraldo Gomes de Azevedo
EEB Monsenhor Antônio Tabosa Braga
End: R. Osvaldo Primo Caxile, 1277 – Cruzeiro
Serviço
Programa Escolas Criativas – Festival de Arte Urbana: de 22 a 30 de outubro com intervenções artísticas na Casa Perilo Teixeira e nas escolas EEB Geraldo Gomes de Azevedo, Centro Educacional Maria Magalhães Viana Azevedo e EEB Monsenhor Antônio Tabosa Braga. Site: www.escolascriativas.com e redes sociais: @escolascriativas.