O Triângulo SP, região que engloba o Largo São Bento, o Pateo do Collegio e o Largo São Francisco pode ser considerado como um verdadeiro recorte vivo da história do centro da capital paulista e até mesmo da própria cidade. E, dentro deste perímetro, está um edifício centenário que é um ótimo convite para uma visita turística para toda a família. Trata-se do histórico edifício do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, construído em 1901 com assinatura do engenheiro/arquiteto Hippolyto Gustavo Pujol Junior. O local tornou-se o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil em São Paulo, em 1923, com seu projeto concebido em estilos como Art Noveau, Art Déco e Neoclássico.
E, até o fim do mês de outubro, as famílias que desejarem conhecer o centro da capital e, ao mesmo tempo, participar de atividades lúdicas e divertidas, têm à disposição a programação inteiramente gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura.
Inspirada pela exposição “Tesouros Ancestrais do Peru”, a programação traz diversas opções como a oficina Primeiro Brincar – O Mundo das Bonecas Andinas, em que os pequenos brincam com réplicas de bonecas confeccionadas com fragmentos de tecido e enchimento de fibra vegetal, tal qual as bonecas desta cultura peruana.
Para os fãs de contações de histórias, o CCBB Educativo – Arte e Cultura faz um resgate da tradição oral dos povos andinos pré-colombianos, por meio da ação Conto um Conto – Narrador de Quipus. E para as famílias que desejam inspirar o interesse pela leitura nas crianças, a programação traz a atividade “Que Livro é Esse?”, que apresenta obras que destacam a importância e a magia do sol reinando no imaginário de todos os povos da Terra.
Por fim, as crianças também podem participar de uma oficina em que confeccionarão suas próprias Máscaras Lambayeque, em homenagem à divindade Naylamp, que representa as forças marítimas. A divindade também é tema de outra oficina, em que os participantes criam adereços criados pelo arqueomodista peruano Adrián ILave.
É importante destacar que todas as atividades programadas acima são gratuitas, sem necessidade de inscrições prévias.
CCBB EDUCATIVO – ARTE E CULTURA – PROGRAMAÇÃO INFANTIL
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Conto um Conto – Narrador de Quipus
O CCBB Educativo – Arte e Cultura preparou histórias resgatadas da tradição oral dos povos andinos pré-colombianos. O público conhecerá lendas do Império Inca, como “A origem das sementes”, “O mistério da Dama de Cal”, “O nascimento da morte”, “O beija-flor e a chegada das chuvas”, dentre muitas outras histórias. O título que nomeia esta ação educativa faz referência ao quipu, que foi um sistema de registro e cálculo utilizado por muitos povos do Peru antigo, especialmente os incas.
Dias: até 28/10 – Segundas, sextas, sábados, domingos
Horário: das 14h às 15h.
Local: Térreo
Capacidade: 200 pessoas
Classificação: Livre.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB
MEDIAÇÃO DE LEITURA
Que Livro é esse?
Atividade de mediação de leitura com livros infanto-juvenis para todas as idades. A partir de uma curadoria literária, a roda de mediação vivifica as palavras e as ilustrações para engajamento do público na leitura compartilhada. Inspirados nas exposições “Luz AEterna” e “Tesouros Ancestrais do Peru”, as mediações de leitura deste mês figuram a importância e a magia do sol reinando no imaginário de todos os povos da Terra.
Dia: até 27/10, Sábados e Domingos
Horário: 11h
Duração: 1h
Local: Térreo do Prédio Histórico ou Anexo
Capacidade: 50 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB
PRIMEIRO BRINCAR
O mundo das bonecas andinas
Inspiradas nas bonecas da cultura Chancay (1000 a 1400 d.C) da costa central do Peru, as crianças poderão brincar com réplicas de bonecas confeccionadas com fragmentos de tecido e enchimento de fibra vegetal, tal qual as bonecas desta cultura peruana. Nesta oficina, estas personagens de pano dividirão momentos de muitas histórias e brincadeiras.
Dias: até 27/10, sábados e domingos
Horário: das 15h às 16h.
Local: Mezanino do Prédio Histórico
Capacidade: Até 15 pessoas.
Classificação: Famílias com crianças de 0 a 3 anos.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB
OFICININHA
Máscaras Lambayeque
As crianças serão convidadas a confeccionar uma máscara inspirada no personagem mítico e divino, Naylamp que significa “ave da água”. Na cultura Lambayeque, esta divindade representa as forças marítimas e as crianças poderão brincar de ser esta força também. Cada máscara ganhará uma nova personalidade a partir da maneira como cada criança a confeccionar.
Dias: até 27/10, Sábados e domingos
Horário: 16h
Duração: 1h
Local: Mezanino do prédio histórico.
Capacidade: Até 15 pessoas.
Classificação: Famílias com crianças de 4 a 7 anos.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB
OFICINA INTEGRADA
Arqueomoda Peruana
Essa oficina foi pensada para que os visitantes do CCBB SP possam construir seus adereços a partir da máscara da divindade fundadora da cultura Lambayeque, Naylamp. Este personagem mítico teria chegado em uma frota de balsas às praias da atual região de Lambayeque e construído ali seu palácio. Naylamp significa “ave da água” e quem recorre a essa divindade está buscando a conexão com forças marítimas. O design das peças que serão confeccionadas na oficina é do arqueomodista peruano Adrián ILave. As peças confeccionadas poderão ser levadas pelos participantes.
Dias: até 31/10, Todos os dias – exceto às terças feiras
Horário: das 10h às 18h
Local: 1º andar do Prédio Histórico
Duração: 30 min/50 min
Classificação: a partir de 5 anos
Capacidade: 08 pessoas por hora
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos para exposição no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB
CCBB EDUCATIVO ARTE E CULTURA
O projeto CCBB Educativo – Arte e Cultura, parte integrante do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, tem como missão proporcionar uma experiência inclusiva e diversificada aos públicos visitantes, conectando-os de maneira mais profunda com as exposições e a programação cultural oferecida.
O programa visa expandir o conhecimento, fomentar o pertencimento, estimular a interação e compartilhamento em arte e cultura, além de formar um público engajado por meio da apreciação e reflexão artística. Por meio de mediação, a criação de ações autorais, debates sociais, e a adaptação às necessidades e vivências do público, o projeto busca promover um ambiente acolhedor e representativo, estimulando a criatividade e expressão pessoal por meio de oficinas de arte e atividades interativas.
Serviço:
Site para mais detalhes: https://programaccbbeducativo.com.br/
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta há uma parada no metrô República e ponto final no estacionamento. Das 12h até o fim das atividades no CCBB, sob demanda.