Na segunda quinta-feira de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Visão, que neste ano será comemorado no dia 13. Esta data busca promover ações de conscientização sobre a saúde ocular e a importância do cuidado com a visão. O Dr. Giuliano Veras, destaca a necessidade urgente de que as pessoas busquem atendimento oftalmológico regular e adotem hábitos saudáveis para proteger a visão.
Segundo o último Relatório Mundial sobre Visão da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 2,2 bilhões de pessoas no mundo têm alguma deficiência visual ou cegueira. Desses, 1 bilhão de casos poderiam ser evitados ou corrigidos por meio de diagnósticos precoces e tratamentos adequados. Além disso, a miopia tem se tornado uma preocupação crescente, com 1,95 bilhões de pessoas afetadas atualmente e uma projeção alarmante de 3,36 bilhões até 2030.
As comunidades de baixa e média renda são as mais impactadas por problemas de visão, enfrentando desafios significativos no acesso a cuidados oftalmológicos, exames regulares e tratamentos adequados. O relatório também ressalta que 800 milhões de pessoas não têm acesso a óculos, e 65 milhões estão cegas ou têm dificuldade de enxergar devido à catarata.
“Infelizmente, muitos só procuram ajuda quando já estão em situações quase irreversíveis. É necessário que a ida ao especialista em visão seja algo rotineiro, que faça parte da rotina da família. Temos essa falsa ideia de que só devemos buscar ajuda quando a situação se torna insustentável”, alerta o especialista.
Com o aumento do uso de dispositivos eletrônicos, os jovens são particularmente vulneráveis a distúrbios visuais. Um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) revelou que o número de casos de miopia entre crianças e adolescentes cresceu 70% desde o ano de 2020. Assim, a conscientização sobre a saúde ocular deve ser uma prioridade.
Veras sugere que, além de consultas regulares ao oftalmologista, devemos adotar hábitos saudáveis, como passar mais tempo ao ar livre e limitar o uso de dispositivos eletrônicos. “A saúde dos olhos é fundamental para a qualidade de vida e deve ser uma prioridade para todos nós”, finaliza.