Foto: Nicholas Sutton Bell
Nesta sexta-feira (27), o cantor, compositor e multi-instrumentista canadense Leif Vollebekk lançou seu novo álbum, Revelation. Gravado no Sunset Sound e no Dreamland em Woodstock, Nova York, Revelation é ao mesmo tempo espiritual e realista, dos céus acima, aos oceanos abaixo. As 11 faixas do álbum combinam narrativas e performances vocais de uma só vez com arranjos cinematográficos, sons maravilhosos, espaço bem posicionado e orquestração exuberante.
Revelation e seu último single, “Peace of Mind (Evening)”, receberam grande apoio das principais estações de rádio, como BBC (Reino Unido), Double J (Austrália), Radio Eins (Alemanha), KBCO, KINK, WXPN (e outras) dos EUA, NPO 3FM (Holanda), FIP (França), NRK P13 (Noruega), para citar apenas algumas. Vollebekk também aparecerá em importantes programas de rádio europeus, como o NPO Radio 2 Muziekcafe, de Amsterdã, Radio3, de Madri, e NRK P13, de Oslo, para sessões paralelas ao lançamento do disco, além de fazer uma parada na loja de discos indie Big Dipper, em Oslo, para uma sessão na loja.
O processo de composição de Revelation de Vollebekk foi inspirado por uma exploração que começou com o texto baseado no ancestral I Ching de Carl Jung e continuou com a ciência da alquimia e o mistério do divino. O resultado final é ao mesmo tempo orgânico, terrestre e celestial, com temas da natureza – água, constelações astrais, mortalidade – entrelaçados em uma meditação sobre a vida em um presente em constante mudança, com dúvidas existenciais e a busca por um poder superior.
Vollebekk – que produziu e tocou piano, guitarra, baixo, órgão B3, harmônica, acordeão e sintetizador Moog em Revelation – reuniu um elenco de apoio impressionante que demonstra o calibre da musicalidade e a sensação das gravações, incluindo o lendário baterista Jim Keltner, a notável guitarrista Cindy Cashdollar (Bob Dylan, Van Morrison e Rod Stewart) e o reverenciado baixista Shahzad Ismaily. Seus outros colaboradores no álbum incluíram as artistas Angie McMahon e Anaïs Mitchell no backing vocal. O álbum foi mixado por Tchad Blake (Tom Waits, Arctic Monkeys, Tracy Chapman) e masterizado por Greg Calbi.
Leif Vollebekk é um cantor e compositor originário de Ottawa que agora reside em Montreal, Canadá. O artista tem turnês esgotadas pela América do Norte, Europa e Austrália. Seu primeiro lançamento pela Secret City Records, Twin Solitude, foi um álbum revolucionário, que conseguiu um lugar na lista de finalistas do Polaris Music Prize 2017, uma indicação para o Juno e reuniu mais de 60 milhões de streams. Sua continuação, New Ways, confirmou seu talento inegável e ultrapassou Twin Solitude em streaming. “[Suas] canções […] são pensativas e inquietas, florescendo com versos de fluxo de consciência que trazem as marcas de longas noites passadas sozinho na estrada.” (The New York Times). Os veículos que cobriram incluem The New York Times, The Late Late Show with James Corden, Pitchfork, Uncut, NPR Music, The Fader, BBC, The Sunday Times Culture, The Line of Best Fit, Paste, Brooklyn Vegan, WXPN, KCRW, Exclaim! e muitos outros. A música de Leif foi ouvida em programas de TV como Feel Good e Lovesick da Netflix, The New Pope da HBO, The Bold Type, Wisdom of the Crowd e muito mais.