Tudo pronto para o lançamento oficial do remake de “Sonho de Ícaro”, com o cantor, sanfoneiro, paraquedista e piloto de acrobacia aérea Waldonys. Neste domingo, 29 de setembro, o público de Natal (RN) será brindado com a primeira exibição da nova versão do sucesso de Waldonys, gravado com o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), a conhecida Esquadrilha da Fumaça. O clipe abrirá o show que integra a turnê de aniversário de 52 anos do artista, a ser realizado no Teatro Riachuelo, às 19h30. Logo após a apresentação, “Sonho de Ícaro” será disponibilizado no canal oficial de Waldonys na plataforma YouTube.
A nova versão de “Sonho de Ícaro” celebra duas grandes paixões de Waldonys: a música e a aviação. Com uma produção que contou com a presença de quase 20 profissionais e com direção de Pedro Brasil, também responsável pela primeira versão gravada há 17 anos, a produção teve filmagens realizadas nas dependências da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), e contou com dois dias de atividades e voos para a captação de imagens e depoimentos e para trazer para a tela muita beleza e emoção. “Foi uma experiência inesquecível.Unir o voo da Esquadrilha da Fumaça, que é arte pura, com música, que para mim é a língua materna de Deus, foi um grande desafio, mas vamos mostrar para vocês que o clipe conseguiu ficar ainda melhor que o primeiro”, comenta Waldonys, entusiasmado.
Nos dias 20 e 21 de agosto, durante as gravações, Waldonys conviveu com os pilotos da Esquadrilha da Fumaça e participou de voos nas aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) com todo o envelope de manobras realizadas pelo Esquadrão durante suas exibições. “Para nós foi um prazer imenso fazer parte desta regravação da música Sonho de Ícaro, com Waldonys, grande amigo da Esquadrilha da Fumaça e da Força Aérea Brasileira. Há dezessete anos foi gravado o primeiro videoclipe, a bordo dos T-27 Tucano. E agora, a experiência se deu nesta nova roupagem, com novos aviões – atualmente voamos com os A-29 Super Tucano -, assim como também novos integrantes na Esquadrilha. Temos a certeza de que a nossa Força Aérea, por meio da Esquadrilha da Fumaça, fará bons voos com a música do Waldonys pelo Brasil afora e será muito bem representada”, comentou o Tenente-Coronel Aviador Juliano Augusto Sousa Nunes, Comandante da Esquadrilha da Fumaça.
Uma das grandes novidades deste remake é a sua mixagem em Dolby Atmos, uma tecnologia de som surround que cria uma experiência imersiva, uma cúpula de som envolvente que eleva a experiência de áudio, proporcionando um momento único e tridimensional. Este recurso que eleva a percepção auditiva promete deixar os espectadores ainda mais envolvidos na narrativa visual e musical.
O remake de “Sonho de Ícaro” não apenas revive o sucesso icônico da carreira de Waldonys, mas também homenageia a evolução da Esquadrilha da Fumaça, que, agora, utiliza as modernas aeronaves AT-29 Super Tucano, mais potentes e tecnologicamente avançadas. O clipe traz um espetáculo de acrobacias aéreas sincronizadas com a performance musical de Waldonys, reforçando o talento e a conexão única do artista com os céus.
Entre os destaques da equipe de produção, está a presença de Ricardo Beccari, renomado fotógrafo especializado em aviação, com quase quatro décadas de experiência capturando imagens aéreas e colaborando com diversas publicações especializadas.
Mais sobre Waldonys:
Waldonys José Torres de Menezes, ou simplesmente Waldonys, é um talento nato. Por influência do seu pai, começou a tocar sanfona aos 10 anos de idade. Estudou no Conservatório Alberto Nepomuceno, em Fortaleza (CE).
Aos 13 anos conheceu Dominguinhos com quem, um ano depois, gravou o LP “Choro Chorado”. Era apenas o início de uma ascensão. Aos 15 anos houve um avanço ainda maior: gravou com o consagrado Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Impressionado com o desempenho do menino, seu Luiz carinhosamente o chamou de “Garoto Atrevido”.
Com uma extensa carreira musical, hoje com 10 álbuns, um DVD e vários clipes gravados, Waldonys traz na bagagem notável cumplicidade com seus fãs, quer pela elevada sensibilidade artística, quer pelo repertório, quer pelas manifestações pessoais.
Em paralelo, uma de suas maiores paixões na vida se uniu à música. O músico, cantor e compositor inovou ao adicionar aos seus shows a arte de voar. Levou a agilidade dos teclados às manobras do avião que pilota e com o qual ganha os céus com exímia perfeição nas exibições acrobáticas.
Piloto com mais de 7.000 horas de voo e também paraquedista com mais de 3.000 saltos, Waldonys foi condecorado com o título de Membro Honorário da Esquadrilha da Fumaça, com as medalhas Mérito Santos Dumont e Bartolomeu de Gusmão, Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, e recebeu comendas esquadrões Zagal, Rumba e do 2° ETA, todos da Força Aérea Brasileira (FAB). Hoje, o artista dá show e demonstra seu talento em dois espaços: nos céus e nos palcos. Em ambos, a experiência, o arrojo e o carisma desse artista excepcional emociona multidões, com suas incomparáveis e exclusivas apresentações aeromusicais.
Assista à versão original de “Sonho de Ícaro” com Waldonys, gravada em 2007: https://youtu.be/wjTsRN0Nnsg?si=5zSx9LMODL3xWEtl