• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

CCBJ lança quase 100 vagas para cursos técnicos

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio de sua Escola de Cultura e Artes, divulga a Chamada Pública para a 3ª turma do Curso Técnico em Dança (CTD) e para as 1ª turmas dos Cursos Técnicos em Instrumento Musical (Habilitação: Violão), Programação de Jogos Digitais e Teatro. 

Os cursos oferecem diplomação pelo MEC, com reconhecimento técnico em intérpretes, criadores e agentes culturais, assumindo um lugar ímpar na formação cultural e artística da cidade de Fortaleza e no Ceará.

Um marco para o equipamento que tem quase 18 anos de existência e pela primeira vez oferece, de forma gratuita, mais três linguagens de formação técnica. O gestor executivo do CCBJ, Marcos Levi Nunes, comenta sobre esse alcance formativo.

“Nós do CCBJ (SECULT/IDM) compreendemos que existem uma série de políticas públicas que são essenciais para a população. Assim como precisamos aprender a ler e a escrever, precisamos de moradia, trabalho, necessitamos também acessar políticas culturais que fortaleçam nossa identidade, respeitando as estéticas que produzimos, garantindo a preservação da memória e prospectando outros mundos possíveis.

Levi aponta que as Políticas culturais e artísticas são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e digna, com respeito às diferenças e capacidade crítica de produzir e consumir cultura. “Munido por esses princípios, acreditamos que a Escola de Cultura e Artes do CCBJ, por meio dos seus diversos cursos gratuitos, representa uma política cultural do Governo do Ceará que vem construindo, principalmente no Grande Bom Jardim, grandes transformações na vida de cada estudante, seja nas turmas de teatro, dança, audiovisual, cultura digital ou música”, diz o gestor. 

 Ao todo serão quase 100 vagas ofertadas para os cursos que tem duração de aproximadamente dois anos. Os cursos estão estruturados em módulos distribuídos segundo eixos temáticos e variam a carga horária entre 1.200 e 1.500 horas-aula. 

Cada estudante receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$2.000, dividido em 5 parcelas de R$400,00. Os cursos acontecerão de forma presencial e a chamada tem 50% das vagas voltadas para ações afirmativas.

Marco nas ações formativas do CCBJ

O lançamento dos cursos é um marco para o CCBJ, esta é a primeira vez que um equipamento público oferta quatro cursos técnicos de forma gratuita para atender os jovens da cidade. 

 O Curso Técnico em Dança, lançado em 2005 já se consolidou como um marco na construção e fortalecimento da profissionalização da dança no Estado do Ceará, agora os alunos do Centro Cultural Bom Jardim terão a oportunidade de se tornarem profissionais de nível técnico com as novas ofertas. A novidade esse ano é ampliação das linguagens oferecidas, além da Dança outras três linguagens passam a ser de formação técnica.

A Coordenadora Pedagógica do Programa de Teatro, Kelly Enne Saldanha, fala sobre a importância para o equipamento em ser o único de gestão pública do estado a ofertar 4 cursos técnicos gratuitos em linguagens artísticas. “Isso demonstra o empenho da equipe técnica pedagógica da Escola de Cultura e Artes, em consonância com os objetivos do Centro Cultural Bom Jardim em proporcionar ao território, ações formativas de qualidade, buscando a diversidade, promovendo a acessibilidade e a encruza com saberes periféricos e afro-indígenas.” Declara a coordenadora.

Os candidatos que se inscreverem terão a oportunidade de se profissionalizar enquanto artistas nas linguagens estudadas, para que compreendam a complexidade de suas práticas artísticas e possam esboçar seus próprios perfis como criadores. Vivenciando uma encruza de saberes que vai proporcionar o contato com a teoria e a prática das linguagens que serão estudadas.

Henrique Gonzaga, Gerente de Formação da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, que vem acompanhando a história da ECA há alguns anos, antes mesmo de gerenciar o fazer, entende esse momento como o “reconhecimento de um longo processo de luta da comunidade e do CCBJ para que existam processos formativos com qualidade e consistência na periferia. Para além disso, é um grande passo para os/as artistas do Grande Bom Jardim e para a cidade que tem avançado na discussão da arte como espaço de trabalho formal, e como em qualquer outra profissão precisa de dedicação e formação de qualidade”, afirma.

Sobre a importância desse momento que se afirma como um marco na história do equipamento, Henrique fala sobre o sentimento de alegria em ver todo esse movimento acontecendo. “Esses cursos técnicos estando em um equipamento periférico é, também, entender que a  nossa estética e a nossa poética pode e deve ser compreendida como referência profissional no campo das artes” conclui o Gerente da Escola do CCBJ.

“Apenas com uma política cultural bem executada é possível sonhar com um povo mais crítico e consequentemente com mais acesso à cidadania plena, é com esse objetivo que realizamos cada um dos diversos cursos que acontecem no CCBJ”, aponta o gestor executivo, Marcos Levi Nunes.

Levi também fala de que forma os cursos técnicos impactam na periferia da cidade e quais os resultados esperados. Para ele, a modalidade de cursos técnicos representa uma vitória no campo cultural, principalmente quando se fala em cenários que foram historicamente vulnerabilizados. ‘Sabemos da dificuldade que atinge os profissionais do campo artístico quando tratamos sobre o acesso ao mercado de trabalho, assim, a construção de cursos técnicos, além de ampliar o estofo conceitual e estético dos alunos, possibilita de modo assertivo a chance de ingressar em circuitos profissionais no campo cultural”.

O gestor acrescenta que o lançamento de 4 cursos técnicos na Escola de Cultura e Artes do CCBJ é um marco importante pois trás consigo o respeito à periferia da cidade, apontando de modo inequívoco que o Grande Bom Jardim e outros diversos territórios possuem uma classe artística ávida por oportunidades que possam fortalecer uma economia da cultura e capaz de produzir cursos, trajetórias e espetáculos de altíssima qualidade. “Desse modo, esperamos que as turmas que acessem os cursos técnicos, facilitem o acesso ao mercado de trabalho e acreditamos que com essa nova fase teremos profissionais mais qualificados, com um circuito cultural potente e produções artísticas que valorizem nossas memórias, sensibilidades e trajetórias”. 

Serviço:

Inscrições para os Cursos Técnicos do CCBJ (DANÇA, INSTRUMENTO MUSICAL, PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS E TEATRO) De 10 a 21 de setembro de 2024

Inscrições no https://ccbj.org.br/oportunidades/#chamada-tecnicos-24

Gratuíto e para todas as idades

Local das Aulas: Centro Cultural Bom Jardim

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *