O mês de setembro é utilizado pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com as lentes de contato, visando prevenir complicações e até mesmo a perda de visão. A entidade ressalta que as lentes de contato são seguras e eficazes, desde que utilizados os devidos cuidados.
O Dr. Giuliano Veras destaca que um dos primeiros pontos a ser considerado antes de utilizar lentes é que nem todas as pessoas que usam óculos têm indicação para as usá-las. “É sempre recomendável buscar ajuda profissional antes de adquirir qualquer lente. A indicação é que o uso de lentes de contato seja sempre feito sob supervisão médica, pois elas podem não ser ideais para todos os olhos”, alerta o especialista.
Elas podem não ser recomendadas para pessoas que apresentam condições como olhos secos (com pouca lubrificação), pterígio (crescimento anormal de tecido na superfície do olho) e simbléfaro (condição médica relacionada à superfície conjuntiva). Além disso, lentes compradas em farmácias, mesmo que apresentem o mesmo grau dos óculos, podem não ser adequadas. “Assim, a orientação é procurar um profissional qualificado antes de realizar a substituição dos óculos”, alerta.
As lentes de contato são recursos ópticos valiosos e uma excelente alternativa ao uso de óculos, proporcionando ao paciente maior qualidade de vida e conforto visual. Elas oferecem mais liberdade, ampliando o campo de visão. Em casos de doenças como ceratocone e outras deformidades da córnea, as lentes são os únicos recursos ópticos que podem garantir boa qualidade de visão, tornando-se indispensáveis para o dia a dia desses pacientes.
Entretanto, por estarem em contato direto com a córnea, o uso inadequado das lentes de contato pode ocasionar sérias complicações, como úlceras na córnea. Para evitar tais problemas, é fundamental seguir algumas orientações: manter uma rotina diária de higiene, higienizar o estojo das lentes, utilizar a solução apropriada, respeitar a data de validade e evitar dormir com as lentes.