O B-boy Flay Jan, destaque na cena do breaking, consagrou-se como vencedor da batalha 1vs1 no Festival Corpo Arte 24, realizado em Fortaleza. Em entrevista, Flay compartilhou detalhes sobre sua trajetória no hip-hop, seus desafios e conquistas ao longo de quase duas décadas dedicadas à dança.
Flay revelou que sua introdução à cultura hip-hop ocorreu há 19 anos, influenciado pelos videoclipes que assistia na televisão. Desde então, ele tem se dedicado ao breaking, mas foi a partir de 2012 que passou a competir profissionalmente, acumulando títulos regionais, nacionais e internacionais. “Sempre temos desafios ao longo de nossa vida, não só como B-boy, mas o maior é conseguir conciliar trabalho, família e ainda treinar. A dificuldade financeira em parar de trabalhar para poder treinar porque você ama fazer isso também é uma grande barreira”, compartilha o dançarino.
Sobre o evento, Flay Jan destacou a importância de ter participado da competição este ano, especialmente após sua ausência na edição anterior devido a compromissos internacionais. “Foi muito importante pra mim. Ano passado, eu estava viajando pela Europa para outras competições, mas este ano consegui voltar a tempo e ainda ganhar o evento”, comemorou o B-boy, que contou que sua preparação foi mais mental, pois não conseguiu treinar fisicamente durante as viagens.
Flay também elogiou a cena do breaking em Fortaleza, ressaltando a união entre os praticantes locais. “A cena do breaking em Fortaleza é muito forte, todo mundo se ajuda. Fico feliz pelo Corpo Arte somar com a cultura”, afirmou.
Quanto ao seu estilo de dança, Flay Jan revelou que gosta de manter a essência clássica do breaking, explorando toprock, footwork e power moves. Para ele, a chave do sucesso está em manter a felicidade e a conexão com a própria dança: “Minha maior estratégia é ser feliz com minha dança. Se eu estou feliz, o resultado vem.”
Sobre o futuro, o dançarino já tem novos objetivos traçados. Após vencer a etapa nordeste, ele garantiu sua vaga para o Campeonato Brasileiro de Breaking, que acontecerá em novembro, em São Paulo. Para aqueles que desejam seguir seus passos, Flay deixa um conselho valioso: “Façam tudo por amor. O breaking é constância, nunca desistam que um dia você alcança seus sonhos e objetivos.”
O breaking transformou a vida de Flay Jan, que hoje vê na dança sua principal fonte de renda e pretende continuar na cultura pelo resto da vida. Entre suas maiores conquistas, ele destaca a vitória no Outbreak Europa 2024, na Eslováquia. “Ganhar esse evento, onde eu só assistia nos DVDs e YouTube, e ser campeão na minha primeira participação foi incrível. Foi a realização de um sonho.”
Com humildade e determinação, Flay Jan segue trilhando um caminho de sucesso, inspirando uma nova geração de B-boys e B-girls a persistirem na dança e acreditarem nos seus sonhos.