• qui. set 19th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Obesidade: a importância de compreender as causas da doença e combater a Gordofobia

    Na próxima terça-feira, 10 de setembro, é o Dia de Luta Contra a Gordofobia. A data é dedicada à conscientização sobre o preconceito enfrentado por pessoas com obesidade. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) estimam que exista cerca de 1 bilhão de obesos: 650 milhões adultos, 340 milhões adolescentes e 39 milhões crianças. E estes números estão crescendo. Para tratar a doença, considerada uma epidemia mundial, é essencial entender que a obesidade não é apenas uma questão de aparência ou escolha pessoal, mas sim um problema influenciado por diversos fatores biológicos, psicológicos, sociais e ambientais.

    “A obesidade é uma condição crônica que afeta pessoas de todas as idades, sendo uma  doença   complexa e multifacetada, frequentemente associada a outras doenças graves como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e até certos tipos de câncer”, ressalta o Prof Dr Durval Ribas Filho – médico nutrólogo, Fellow da Obesity Society FTOS (USA), presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e autor do livro ‘Obeso Acolhido’.

    O especialista explica que nem todo obeso tem essa característica porque quer. “Para alguns indivíduos, a predisposição genética desempenha um papel significativo na obesidade. Estudos mostram que determinadas condições hereditárias podem afetar o metabolismo, a distribuição de gordura no corpo e a sensação de saciedade, dificultando o controle do peso”. Ele destaca, ainda, os outros fatores que podem implicar na obesidade:

    Hormonais – Desequilíbrios hormonais, como os que ocorrem em condições como o hipotireoidismo, a síndrome de Cushing e a síndrome dos ovários policísticos (SOP), também podem contribuir para o ganho de peso excessivo e a dificuldade em perder peso.

    Psicológicos – Já se sabe que a saúde mental está intrinsecamente ligada à saúde física. Transtornos como a ansiedade, depressão e os distúrbios alimentares podem levar ao comportamento alimentar compulsivo, onde o alimento é utilizado como uma recompensa e uma forma de lidar com emoções difíceis.

    Ambientais – O local onde vivemos também tem um impacto significativo. Acesso limitado a alimentos saudáveis, falta de espaços e estímulos para atividades físicas e o estresse do dia a dia contribuem para a prevalência da obesidade.

    Reconhecer a complexidade da doença é o primeiro passo para combater a gordofobia e promover a saúde de forma inclusiva. Ela deve ser abordada com a ajuda de profissionais qualificados, como médicos, nutrólogos, nutricionistas e psicólogos. “A luta contra a gordofobia não é apenas uma questão de combater o preconceito, mas também de promover a compreensão e o cuidado com a saúde de maneira abrangente. Ao focar na saúde e bem-estar, podemos ajudar a construir uma sociedade mais empática, que apoia todas as pessoas em suas jornadas individuais para uma vida saudável”, conclui o médico.

    Obesidade em destaque

    Os avanços nos tratamentos da doença são destaques de palestras nacionais e internacionais no CBN 2024, o XXVIII Congresso Brasileiro de Nutrologia, promovido pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), que acontece entre os dias 26 e 28 de setembro, em São Paulo. 

    Dentro da grade nacional, palestras como “Por que ficamos obesos: Mecanismo Neurometabólico” e “Como Tratar a Obesidade com Agentes Farmacológicos: hoje e no futuro”, proferidas pelo Prof. Dr Durval Ribas Filho e, ainda, a apresentação “A Terapia Cognitiva Comportamental no Transtorno de Compulsão Alimentar em pacientes com sobrepeso e obesidade” do Prof Dr. Fabiano Robert, médico nutrólogo e Docente dos cursos de Pós-Graduação da ABRAN. 

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *