O Instituto Atlântico está recebendo inscrições de projetos para o ALIA, seu novo Laboratório de Inovação Aberta, cujo objetivo é conectar a academia ao mercado, impulsionando pesquisas aplicadas e desenvolvendo soluções inovadoras para desafios reais. O ALIA busca projetos que tragam soluções para 3 desafios em Inteligência Artificial: “LLM sobre dados estruturados e não estruturados: insights e predição”, “Cibersegurança baseada em IA Generativa” e “Arcabouço para execução de inferência, refinamento e treinamento de modelos em dispositivos federados”.
As inscrições estão abertas até o dia 8 de setembro e são destinadas a grupos de pesquisa liderados por orientadores de universidades brasileiras conveniadas com o Instituto Atlântico. Cada projeto pode incluir até dois bolsistas, com exigência de dedicação mínima de 20 horas semanais e conclusão em até seis meses. As propostas devem focar em estudos conceituais ou provas de conceito dentro da escala de maturidade tecnológica TRL 1 a 3.
Os projetos aprovados serão financiados com bolsas para os orientandos, com valores baseados nos praticados pelo CNPq: R$ 2.100 para a modalidade de Mestrado e R$ 3.100 para a de Doutorado. Não há previsão de recursos para aquisição de licenças, bens ou serviços. Nos casos em que haja contrapartida, financeira ou não, por parte das instituições proponentes dos projetos, a propriedade intelectual será dividida na proporção e forma estabelecidas em instrumento específico. As propostas devem ser detalhadas, destacando a condução dos estudos e o perfil dos candidatos, e enviadas em PDF através do formulário de inscrições. As inscrições são realizadas pelo site https://www.atlantico.com.br/alia/.
O ALIA oferecerá uma série de benefícios para os participantes, incluindo uma metodologia para desenvolver novas ideias, que permitirá a realização de provas de conceito, spin-ins e spin-offs. Essas iniciativas visam gerar novos processos, produtos e serviços, expandindo o potencial dos pesquisadores envolvidos. Outro diferencial do ALIA é a rede de parceiros do Instituto Atlântico, que possibilitará a validação das soluções junto a parceiros e clientes, além de criar conexões valiosas para as pesquisas científicas.
Os participantes também terão acesso a um time de especialistas técnicos, formado por dezenas de profissionais em tecnologia, sempre disponíveis para colaborar e auxiliar nos desafios enfrentados. Além disso, o programa oferecerá bolsas de fomento para atividades de pesquisa e desenvolvimento, com dedicação parcial.
“Com o ALIA, estamos criando um espaço onde a academia e o mercado se encontram para impulsionar a inovação. Nosso objetivo é transformar o conhecimento científico em soluções concretas para desafios reais, contando com a colaboração de especialistas e a validação de parceiros estratégicos. Essa sinergia é essencial para anteciparmos o futuro e gerarmos impacto positivo na sociedade”, afirma Alex Monteiro, Coordenador de Inovação do Instituto Atlântico.
Sobre o Atlântico
O Instituto Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia sem fins lucrativos com foco no desenvolvimento de soluções científicas e tecnológicas. Com 22 anos de atuação, o Atlântico aplica práticas ágeis desde 2008, sendo pioneiro e líder no Nordeste neste quesito. Em 2012, foi a 1ª ICT do Nordeste a conquistar o Prêmio FINEP de Inovação. Em 2019, foi considerado pelo International Telecommunication Union uma das 10 melhores práticas para construções de ecossistemas de inovação do mundo. Atualmente, possui cerca de 600 colaboradores, com trust index 91, eNPS 81, e NPS de 80%.