• qui. nov 21st, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Sonora Brasil traz ao CE shows que celebram a diversidade da música no país

    A edição 2024 do projeto Sonora Brasil chega ao Ceará em setembro. De 18 a 21, a programação traz as duplas Mãe Beth & SH (PE), Felipe & Manoel Cordeiro (PA), Negoativo & Douglas (MG), Ana Paula & Seu Risca (SC), Geraldo & Marcelo & Ju (MS). Os shows gratuitos acontecem nas cidades de Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Nova Olinda, sendo que os ingressos podem ser retirados no local, uma hora antes do show. Veja abaixo a programação completa.

    Criado em 1998, o Sonora Brasil é parte integrante da proposta de desenvolvimento cultural e artístico promovida pelo Sesc de valorização, preservação e difusão do patrimônio cultural-brasileiro. A cada ano, o projeto define um eixo curatorial a partir de um recorte temático visando criar a produção de conhecimento, proporcionar experiências ricas e diversificadas aos públicos e fortalecer a Rede Sesc de Música, formada por profissionais de todos os estados brasileiros, otimizando recursos no compartilhamento de ideias e fortalecendo a efetividade da ação. 

    Encontros, tempos e territórios

    No biênio 2024/2025, a temática “Encontros, tempos e territórios” destaca um aspecto fundamental do Sonora Brasil, que é o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, da diversidade e das memórias por meio da expressão de seus autores e intérpretes. Ao entender a música como produto de tempo e território que reflete e dialoga com a sociedade e tempos históricos. A curadoria, composta por profissionais do Sesc dos 27 Departamentos Regionais e três Polos do Sesc representando todos dos estados do Brasil, partiu de uma representatividade das cinco regiões e do conceito de intergeracionalidade e diálogos entre tradição e contemporaneidade, local e universal para selecionar um grupo diverso de 20 artistas.

    Os artistas foram convidados para se unirem em dez duplas e criarem espetáculos inéditos para o projeto. Os encontros mostram a relação entre tempos históricos e territórios nas criações artísticas e trazem em suas músicas, paisagens de territórios a relação com diferentes movimentos musicais da música popular brasileira nas cinco regiões do país.

    Representando a região Norte, os paraenses Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro, respectivamente pai e filho, trazem a fusão de ritmos amazônicos como guitarrada, lambada, carimbó à música eletrônica e pop. De Rondônia, o veterano cantor e compositor de MPB e referência da região, Bado, se une a Banda Quilomboclada, e ao rap de Sandra Braids para apresentarem a MPBera, movimento em defesa de uma identidade própria rondoniense que revaloriza a identidade ribeirinha, através do termo local beradero. 

    Representando a região Nordeste, Chau do Pife, virtuoso que rompe as fronteiras tradicionais desse instrumento musical e a jovem cantora Andréa Laís com sua ancestralidade representam a força da música alagoana. De Pernambuco, a mestre Coquista Mãe Beth se une ao Duo SH formado pelo arranjador e multi-instrumentista Henrique Albino referência da nova geração do frevo pernambucano e versátil cantora Surama, que transita pelo canto lírico e popular, para criarem um espetáculo inédito. 

    Representando a região Centro-Oeste, do Mato Grosso do Sul, Geraldo Espindola cantor e compositor de notoriedade nos Festivais da Canção se une ao multi-instrumentista Marcelo Loureiro que, com estilo único, mescla diferentes formações clássicas, flamenco e influências do folclore latino, trazendo a música do cerrado entre guarânias e chamamés, a renovada alma pantaneira. De Brasília, o veterano violonista Fernando César – herdeiro da primeira geração de Chorões de Brasília, se une ao novo prodígio do bandolim Tiago Tunes, para mostrarem a tradição e renovação do Clube do Choro de Brasília e força deste gênero musical tão importante na música instrumental brasileira. 

    Do Sudeste, o carioca profícuo compositor Charlles André, referência do samba e pagode dos anos 1990 com mais de 200 composições gravadas por diversos grupos de pagode e participação em dezenas de álbuns, se une à cantora e compositora fluminense Luciane Dom, da nova geração, mostrando esta parte importante da cena musical carioca. De Minas Gerais, Mestre Negoativo, ativista cultural e pesquisador das tradições Afro-Mineiras, e Douglas Din – um dos grandes MCs brasileiros da atualidade, mostram a força e transformações da musicalidade de matriz-africana no século XXI. 

    Representando a região Sul, de Santa Catarina, o quilombola mestre de Catumbi, Seu Risca e a premiada pesquisadora e cantautora Ana Paula da Silva irão mostrar a riqueza da música afro-brasileira de Santa Catarina. De Paranaguá o mestre da cultura caiçara Zeca da Rabeca, brincante e construtor de instrumentos, se une a curitibana artista da voz, carnavalesca, performer, figurinista e arte educadora, Melina Mulazani

    Em 2024, cinco duplas circularão pelos estados das Regiões Norte e Nordeste e as outras cinco pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ao todo, o Sonora Brasil irá realizar 214 apresentações em 56 cidades.

    SERVIÇO: SONORA BRASIL – CEARÁ

    SETEMBRO

    Dia 18 (quarta-feira), às 19h

    Sesc Iguatu (Rua 13 de maio, 1130, Centro) – Mãe Beth & SH (PE)
    Sesc Crato (Rua André Cartaxo, 443, São Miguel) – Felipe & Manoel Cordeiro (PA)


    Dia 19 (quinta-feira), às 19h

    Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, 227, Centro) – Negoativo & Douglas (MG)
    Nova Olinda (Fundação Casa Grande) – Ana Paula & Seu Risca (SC)

    Dia 20 (sexta-feira), às 19h

    Sesc Iguatu Rua 13 de maio, 1130, Centro- Felipe & Manoel Cordeiro (PA)
    Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, 227, Centro)  – Mãe Beth & SH (PE)
    Nova Olinda (Fundação Casa Grande) – Geraldo & Marcelo & Ju (MS)

    Dia 21 (sábado), às 19h

    Sesc Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, 227, Centro) – Geraldo & Marcelo & Ju (MS)

    Ingressos: Retirar no local, 1h antes do show

    Grátis

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *