• qua. set 18th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Artista cearense transforma espaços públicos em territórios políticos a partir da performance

    Crédito: Fernanda Maia

    A cidade de Fortaleza se prepara para receber a performance urbana “Espaço para Imaginação Política”, que convida o público a refletir sobre o conceito de política em nosso cotidiano por meio da arte. A ação, que acontecerá durante o mês de setembro, em diversos pontos da cidade, é protagonizada por Vitória Vaz, com colaboração criativa de Eduardo Bruno, visualidade e arquitetura do corpo por Anna Caroline, identidade visual de Waldírio Castro e fotografia de Fernanda Maia. Este projeto é uma produção da Plataforma Imaginários e conta com o apoio da Secretaria da Cultura de Fortaleza, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura do Brasil.

    O trabalho surgiu a partir do questionamento de Vitória Vaz sobre os diálogos possíveis que cabem na política. A partir da performance, ela busca instigar o público a pensar sobre como ser e estar presente nos mais variados campos políticos, para além das decisões governamentais ou das disputas eleitorais. Assim, a artista explora temas como luta por justiça, busca por direitos, pertencimento e transformação. 

    “’Espaço para Imaginação Política’ é um convite para partilhar a reflexão política, incentivando o público a imaginar além das estruturas formais e a reconhecer seu papel na construção de uma política mais horizontal. A performance enfatiza que a política é uma extensão de nossas vidas, desejos e, principalmente, do nosso compromisso com a criação coletiva de um futuro. Ao mobilizar nossos corpos, territórios de imaginação e construção política, somos chamados a desorganizar o sistema estabelecido e a imaginar um novo porvir no presente”, explica Vitória Vaz.

    Histórico

    A performance “Espaço para Imaginação Política” teve sua origem como um exercício criativo ao final da residência artística “Contra Metodologias de Criação em Performance”, facilitada por Eduardo Bruno e Waldírio Castro. A ação inicial ocorreu de forma coletiva na Praça José de Alencar, em Fortaleza. Desde então, a investigação continuou em diferentes espaços, incluindo a Escola EMTI Nossa Senhora de Fátima, onde Vitória Vaz trabalhou como professora de artes. Agora, a performance será experimentada em diversos espaços públicos da cidade, propondo o exercício coletivo de imaginações políticas que ultrapassem as limitações das instituições formais, especialmente em um contexto de crescente descrença no fazer político.

    “A performance não tem a intenção de ensinar política ou promover partidarismos, mas sim de fomentar uma reflexão coletiva sobre a política para além do estabelecido. Trata-se de uma ação provocativa que visa abrir um diálogo no espaço público sobre a natureza da política e a importância da imaginação política na sociedade contemporânea”, finaliza Vitória

    Datas das performances

    Em setembro de 2024, a performance será realizada em diferentes locais de Fortaleza, sempre às 16h:

    • 02/09: Itinerante – Saída do terminal da Praça José de Alencar ao Terminal da Parangaba
    • 09/09: Escola EEMTI João Matos
    • 16/09: Arredores da Assembleia Legislativa do Ceará
    • 30/09: Praça do Ferreira

    Sobre a artista 

    Vitória Vaz  é performer, arte-educadora e mãe. Atualmente, é mestranda em artes (IFCE), onde dedica-se à investigação da performance em espaços de educação formais e não formais como forma de romper com o papel cristalizado do professor de arte em instituições de ensino. Também se interessa pela videoperformance, videoarte e videopoesia, trazendo uma perspectiva da cena para o vídeo. Participou da 3° edição do PRIS (Programa de Residências e Intercâmbios do Porto Dragão do Mar e Plataforma Imaginários), tendo desenvolvido uma pesquisa sobre a professora-performer, pensando a performance como um instrumento contrahegemônico de troca de conhecimento e formulação de saberes a partir da experiência vivida e compartilhada. 

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *