• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Acesu contribui para o combate do racismo no Ceará

A Associação Cearense de Supermercados (Acesu) esteve presente na assinatura do Protocolo de Intenções promovido pelo Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), em solenidade realizada na última sexta-feira (16), no Centro Administrativo do Estado do Ceará, no Cambeba. A Acesu foi representada por Irlândia Pinheiro, vice-presidente da associação, e Antônio Sales, secretário executivo da entidade.

O evento, conduzido pelo procurador-geral de Justiça, Haley de Carvalho Filho, e pelo secretário executivo do Decon e promotor de Justiça, Hugo Xerez, reuniu representantes dos setores de comércio, indústria e serviços, como Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além da Acesu, dentre outras entidades, para discutir e formalizar ações que intensificam o enfrentamento ao racismo estrutural nas relações de consumo no Estado. 

A empresária supermercadista Irlandia Pinheiro destacou a relevância de combater práticas racistas em todos os setores da sociedade. “É imprescindível que o engajamento seja generalizado para reverter o lamentável quadro de racismo que ainda persiste em nossa realidade. Estamos comprometidos em apoiar o Poder Público e em promover ações que contribuam para uma sociedade mais justa e igualitária, por isso, se fez tão essencial a assinatura da Acesu neste protocolo”, explicou.

Diretrizes

O Decon, que atua na proteção e defesa do consumidor e coordena o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor (SEDC), apresentou as deliberações das reuniões realizadas em maio, culminando na assinatura do protocolo que segue diretrizes estabelecidas pela Secretaria Nacional do Consumidor e propõe uma série de ações voltadas à proteção da pessoa negra consumidora. Entre os principais pontos, destacam-se o respeito aos princípios da igualdade e da não discriminação, a promoção de uma comunicação publicitária não racista, a garantia de igualdade de acesso a produtos e serviços, a participação ativa da população negra na tomada de decisões, e a educação e conscientização dos colaboradores das empresas envolvidas.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *