Tear de Significantes – Clínica e estudos da subjetividade, tendo à frente as psicanalistas Fernanda Cruz, Juliana Calazans e Roseane Patriota, realizou presencialmente, neste sábado, 10 de agosto, a 1ª edição do workshop “Tramas da Maturidade Feminina”, que objetivou conversas, de forma honesta e aprofundada, com especialistas de diversas áreas relacionadas à longevidade, sobre o viver mais e melhor e as diversas transformações por que passam as mulheres contemporâneas ao longo do percurso do amadurecimento: do corpo às atitudes, dos relacionamentos ao trabalho, das perdas e dos ganhos de ter vivido até aqui e do que está por vir. Foi uma manhã de imersão em conteúdos direcionados ao universo da mulher madura, com quatro convidados: Cândida Lopes, Cristiana Carla Medeiros, Felipe Jataí e Rejane Fonseca, trazendo falas abrangentes e inspiradoras sobre tópicos cuidadosamente escolhidos.
O primeiro painel abordou o “Corpo e Longevidade”. Redescobrir o corpo como morada e, portanto, inventar uma nova linguagem para descrevê-lo é o desafio esperado pelos longevos. Para mergulhar nesse tema tão necessário, o convidado foi o nutricionista Felipe Jataí, especialista em saúde da mulher e Ayurveda, referência no atendimento ao público feminino com abordagem integrativa, e a psicóloga Rejane Fonseca, especialista em gerontologia, psicoterapeuta de orientação junguiana e também uma mulher +50. Juntos, abordaram o que é vanguarda em matéria de nutrição, vida saudável, mudanças e transformações da meia idade. Os convidados ofereceram orientações práticas de como manter o corpo e mente saudáveis nessa fase da vida, evidenciando a abordagem integrativa que equilibra corpo, mente e espiritualidade.
“Incidências da cultura” foi o segundo tópico a ser abordado no encontro. Momento de pensamento, em um talk show com Cândida Lopes, designer, empreendedora no mundo da moda, comunicadora +50, sobre como tecer uma trama virtuosa de saberes e vivências, e como as ferramentas emocionais e intelectuais ajudam a lidar com os desafios do nosso tempo, a partir da proposição de que a maturidade pode trazer liberdade para escolhermos, sem culpa, o que queremos e como queremos viver, estabelecendo outra relação com o tempo e com uma nova reordenação subjetiva.
Em “Afetos da Vida Real”, momento onde os “afetos”, cápsulas protetoras a nos dar abrigo e fôlego para os novos projetos, foram os protagonistas. Afetos da vida real “não é sobre ter mais dias de vida; é sobre dar mais vida para os seus dias!” É com essa temática que a psicóloga, escritora e mestra em saúde da mulher e da criança, Cristiana Carla Medeiros, encerrou o encontro. Há 30 anos, Cristiana trabalha com grupos psicoterápicos e desde 2023 tem se dedicado com maior ênfase a grupos terapêuticos para mulheres, no desejo que estes espaços de partilha contribuam para a reflexão e o fortalecimento do feminino que os constitui.
“Tramas da Maturidade Feminina” foi para você, mulher a caminho da maturidade, ou que já se encontra neste momento de vida e que busca reconhecer o seu feminino em maturidade como algo mais do que uma etapa desafiadora da vida, mas também como um ciclo que pode ser virtuoso, alegre, consciente, livre.