Foto: Divulgação
Quem não gosta de uma boa fofoca, bom sujeito não é, e quando essa fofoca faz parte dos escândalos de uma família de trambiqueiros da alta elite brasileira, e ainda por cima falidos, tudo fica mais divertido e desesperado. Esse é o enredo que envolve a família de Lupércio, que, ao forjar a própria morte para driblar agiotas, acaba morrendo de verdade e levando consigo o único bem que restou à família: sua dentadura de ouro. O Espetáculo Teatral “Velório – Uma Família Nada Unida!” estreia no Centro Cultural Ensaio com apresentações aos Sábados e Domingos do mês de Agosto, seguindo em temporada nos dias 03, 04, 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31, sempre às 19hs. As entradas custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) e podem ser adquiridas na bilheteria do Teatro ou pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-teatral-velorio-minha-familia-razao-deu-enlouquecer/2556330).
A história se passa em um velório, quando uma família falida tem por meta desesperada tirar a dentadura de ouro da boca do patriarca, que no ato de sua morte acabou travando o maxilar, sendo esta a única salvação para tirá-los da miséria em que se encontram. Ali desdobram-se as mais inusitadas situações, levando a família a revelar segredos que até então estavam guardados a sete chaves e a todo instante maximizam histórias que fazem parte do cotidiano das suas e de nossas vidas. Os familiares, sua atual esposa Latrina Juliana, sua filha Eustáquia Marlucia, sua ex-esposa Samanta Valquíria, seu enteado Maxuel Kleberson e sua amante e nora Cidinéia Zuleika tentam a todo custo recuperar a dentadura, sem sucesso. A eles se juntam Dona Misericórdia Pupila, Febrônio Sidnei, o Padre Apholônio Chagas e o gerente do cemitério Pandolfo do Céu (viciado em vender lápides rasas) completando o quadro dos desesperados. A partir da disputa por quem fica com mais dentes, diversos segredos e fofocas familiares vêm à tona e a confusão está formada.
Dirigida pelo preparador de elenco, dramaturgo e diretor artístico Fábio Tavares em parceria com o ator Thales Moreira, a peça conta com o elenco composto pelos atores Augusto Barbosa (Padre), Natália Britto (Eustáquia Marlucia), Vanessa Oliveira (D. Misericórdia Pupila e Dra Ava Gina), Arthur Celis (Maxuel Cleberson), Juliana Costa (Latrina Juliana), Kilder Passos (Febrônio Sidney), Yasmin Fernandes (Samanta Valquíria), Débora Estrella (Cidinéia Zuleika) e Gabo Leão (Lupércio e Pandolfo Peróca Docéu).