A Barra do Ceará, o bairro mais antigo de Fortaleza, celebrou na última quinta-feira, dia 25, os 420 anos de sua rica história com uma série de ações gratuitas organizadas pelo Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac. Durante toda a manhã, foram oferecidos serviços de atendimento à saúde e ações de lazer no Albertu’s Restaurante, onde funciona o primeiro Museu Orgânico de Fortaleza.
Presente na celebração, o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, ao lado da chefe de gabinete do Sistema Fecomércio, Cláudia Brilhante, destacou a importância da comunidade neste momento de festa e a dedicação contínua às tradições locais.
“É uma satisfação estarmos aqui, neste símbolo de resistência e preservação da cultura cearense, que é a Barra do Ceará. O Sistema Fecomércio está comprometido em abraçar cada um dos moradores, trazendo cada vez mais serviços e promovendo a inclusão social. Queremos transformar este bairro, que no passado foi negligenciado, em um local de orgulho e memória histórica. Parabéns à Barra do Ceará e a todos que contribuem para seu fortalecimento”, disse Luiz Gastão.
Alberto de Souza, proprietário do Albertu’s Restaurante, um verdadeiro símbolo da Barra do Ceará, transformado em Museu Orgânico pelo Sesc Ceará em fevereiro deste ano, expressou sua emoção com o momento e destacou seu orgulho de fazer parte da memória do bairro. “A Barra do Ceará é um patrimônio histórico, cultural, ambiental e gastronômico. Temos inúmeros atrativos que tornam este lugar único”, completou.
Na ocasião, a população pôde se beneficiar de serviços de atendimento à saúde, como verificação de pressão e glicemia, orientação de higiene e saúde bucal, corte de cabelo, recreação, apresentações musicais e culturais, além da edição exclusiva do Projeto Conversas Flutuantes, com um passeio de barco pelo Rio Ceará.