• qui. nov 21st, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Rede ICT Nordeste avança e deve ser lançada nos próximos dias

    Crédito: Elvis Aleluia (Ascom/Sudene)

    A Sudene deu mais um passo para a criação da Rede ICT Nordeste, uma iniciativa em parceira com o Consórcio Nordeste de Governadores e as instituições de ciência, tecnologia e inovação da região. Em encontro nesta quarta-feira (24) com reitores dos Institutos Federais nordestinos e representantes da Andifes e da Abruem, foi discutida a elaboração do plano de trabalho.

    Um dos objetivos da Rede, além de integrar todas as instituições de ciência, tecnologia e inovação do Nordeste, é alinhar pesquisas e iniciativas dessas instituições às missões da Nova Indústria Brasil (NIB) e às cadeias produtivas da nossa região.

    “Nós estamos reafirmando o papel dessas instituições, articuladas para o diálogo com os demais atores político-institucionais presentes na região, para a promoção do desenvolvimento regional. Queremos tornar o Nordeste mais competitivo, aproveitando a janela de oportunidades a partir da neoindustrialização”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

    São eixos da nova política industrial brasileira as cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para a segurança alimentar, nutricional e energética; o complexo da saúde (CEIS) resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS; infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva e o bem-estar nas cidades. Também fazem parte a transformação digital da indústria para ampliar a produtividade e a bioeconomia, descarbonização; transição energéticas para garantir os recursos para as gerações futuras; e tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais.

    A Rede será constituída a partir de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Sudene, o Consórcio Nordeste e as universidades federais, estaduais e os institutos federais. Esse instrumento formal consolidará a organização e atuação do grupo e deverá ser formalizado nos próximos dias.

    “Esse é um modelo muito especial, que não tem similar em outras regiões do pais. A Rede ICT Nordeste traz a visão do desenvolvimento regional deve ser construída de forma pactuada com todos os atores políticos-institucionais nordestinos”, destacou o reitor Josealdo Tonholo, da Universidade Federal de Alagoas.

    Espera-se que os integrantes trabalhem, primeiramente, em um mapeamento das pesquisas em curso nas instituições de ciência e tecnologia da região alinhadas com as missões da NIB. O passo seguinte será a elaboração de uma agenda de pesquisas a partir das necessidades da região baseada na inovação.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *