Créditos: Louise Mason
O produtor, compositor e polimata britânico Joe Goddard, lança seu terceiro álbum de estúdio, Harmonics, via Domino. Um disco enraizado no instinto e na empatia, com 14 faixas de dance music – tocando garage britânico, house, hip-hop, pop e disco – Goddard abre espaço para vários colaboradores. Goddard também revela o single “Destiny”, ao lado de Findia, com videoclipe dirigido por Haoyan of America.
Goddard, em Harmonics, abre espaço para vários colaboradores. A voz de Eno Williams, da Ibibio Sound Machine, acompanha o groove afro-house de “Progress”, enquanto a faixa de boom-bap estrelada “When Love’s Out of Fashion” apresenta o rapper britânico Oranje. O ex-vocalista do Wild Beasts, Hayden Thorpe, empresta seu vocal expressivo e único para o house de “Summon”, e os companheiros de banda de Joe no Hot Chip, Alexis Taylor e Al Doyle, aparecem no half-step “Heal Your Mind”. Outros convidados de Harmonics incluem Tom McFarland, do grupo londrino de dance-pop Jungle, o cantor criado no Bronx Fiorious no recente single (“New World (Flow)”), o guineense Falle Nioke, Barrie (“Moments Die”) e o britânico Alabaster DePlume.
Apesar de todos os colaboradores que Joe traz para seu mundo, há um punhado de músicas solo, como “Follow Me”, que capturam o lado mais reflexivo e voltado para o interior de sua música. “Com todas as pessoas diferentes nesse disco, tenho trabalhado para respeitar a contribuição que elas dão e não tentar ser aquele que tem que liderar tudo”, diz Joe. “Isso se reflete nas músicas em que estou cantando. Tentei escrever palavras sem ter muita ideia do que estou tentando expressar, escrevendo apenas um fluxo de consciência.”
Essa abertura para a colaboração e a aceitação das nuances humanas individuais das pessoas é a origem do nome Harmonics. A história da dance music está repleta de palavras como “extático”, “eufórico” e “edificante”, mas aqui, essas palavras não descrevem clichês de mãos no ar, mas o lado espiritual e humano que Joe explora em sua música. “Parte da razão pela qual eu quis chamar isso de Harmonics é que eu estava tentando criar algo muito inclusivo e empático, algo harmonioso”, diz Joe. “Há muita divisão agressiva no mundo, e eu queria que isso fosse amoroso, romântico e divertido.” Esse é o fio condutor que percorre todas as músicas favoritas de Joe Goddard – gêneros como soul e funk, house e garage, que nasceram na América Negra e foram adotados pelo Reino Unido. Harmonics não é apenas um título, mas uma promessa cumprida – uma celebração de compaixão, colaboração e criação.