Créditos: Thaís Emilia
O projeto Encontro de Coreógrafos de Fortaleza retorna em sua segunda edição. Focado na formação e pesquisa, destinado a estudantes, profissionais da dança e das artes do corpo, bem como ao público geral, acontecerá de 17 a 19 de julho, no Cuca Barra, na Barra do Ceará. As inscrições são gratuitas estão abertas até 14 de julho e acontecem por meio do link disponível no link do Instagram da @flutuante.produtora. O evento também será um encontro artístico e pedagógico com os coreógrafos de Fortaleza, Igor Lira e Filipe Evans, ambos artistas e pesquisadores da dança e acontecerá durante dois dias no Cuca Barra no formato presencial, resultando em um debate político, e reflexivo sobre pesquisa, criação e colaboração em dança contemporânea. No quarto dia, 19 de julho, 19h às 20h30, acontecerá um bate-papo sobre Produção Cultural em Dança, com as participações de Filipe Evans, Cleber Alves e Rafaela Lima, em formato online, transmitido pelo perfil do Instagram da @flutuante.produtora com intérprete de libras.
Ao final dos encontros com os coreógrafos irá resultar em um processo coreográfico de forma experimental que será apresentado dentro da Programação do Cuca Barra. O projeto irá selecionar 20 artistas e não artistas da dança com 40% das vagas reservadas para ações afirmativas de gênero, raça, diversidade cultural, dentre outras e mais 20% para artistas periféricos. A produção geral é assinada pela Flutuante – criação, formação e produção cultural.
O II Encontro de Coreógrafos de Fortaleza é uma importante ferramenta para alavancar o desenvolvimento social, econômico e cultural do município de Fortaleza, visando a inclusão de artistas autodeclarado negros e LGBTQIA+, dentro dos territórios de alta vulnerabilidade social e de baixo índice de IDH, intensificando uma maior participação ativa da comunidade nas construções artísticas em dança e nos debates sobre produção cultural. Vale ressaltar a importância das produções culturais dos espetáculos em dança, criando espaços de diálogos e debates em torno da mesma, e contribuindo para uma maior inserção de profissionais da área no mercado de trabalho tanto no setor público como privado na cidade de Fortaleza.
As artes cênicas são hoje uma das mais eficientes formas de promoção da cultura, inclusão social, resgate da autoestima e fomentação da cidadania, além de ser um caminho para a profissionalização de artistas para atuarem no campo da dança, das artes cênicas, e dos vários ramos da produção cultural.
PROJETO APOIADO PELO EDITAL N° 9373 – PARA AS ARTES – LEI PAULO GUSTAVO 2023
Serviço
II Encontro de Coreógrafos de Fortaleza
Inscrições até 14 de julho.
Ficha de Inscrição disponível no Instagram da @flutuante.produtora
Dias 16 e 17 de julho – aulas no Cuca Barra – 14h às 18h.
Dia 18 de julho – apresentação do exercício final no Cuca Barra – 14h às 18h.
Dia 19 de julho – Bate-papo sobre Produção Cultural em Dança com Filipe Evans, Cleber Alves e Rafaela Lima.
transmitido pelo perfil no Instagram da @flutuante.produtora com intérprete de libras – 19h às 20h30.
Gratuito
Mais informações
85 9 9981-2259 e 85 9 9645-8150
@flutuante.produtora