Uma viagem em busca das memórias de uma vida. Uma peça que fala sobre família, relações, afetos, perdas e, principalmente, amor. Um espetáculo musicado para adultos e crianças que trata o Alzheimer sob um olhar lúdico, delicado e poético.
A peça conta a história de Dona Genuína, avó de Sara. Diagnosticada com a doença, a idosa, por muitas vezes, não se lembra de sua casa nem do nome dos netos, Tito e Bento, filhos da diretora e bisnetos da personagem. Em uma transição entre passado e presente, os netos tentam preencher as lacunas e resgatar as memórias perdidas da avó com brincadeiras, mundos imaginários e muita musicalização. Na idade adulta, Tito e Bento são interpretados pelos atores e músicos Demian Pinto e Gui Calzavara, que também assinam a direção musical do espetáculo.
Os personagens criam mundos de fantasia para as ausências da idosa, buscando ressignificar suas falhas, dando sentido e preenchendo os vazios. O tempo não é cronológico. E essa viagem leva a plateia a emoções e sentimentos que podem remeter à casa e à família de cada um dos espectadores.
“Voz de Vó” reúne traços e memórias que remetem às avós de todos e traz uma história repleta de emoção, afetos, humor, amor e descobertas que encantam adultos e crianças, cada qual em seu universo de compreensão e entendimento, fazendo o público chorar e rir ao mesmo tempo.
A preparadora de elenco Victoria Ariante é bacharel em artes cênicas pela Escola Superior de Artes Celia Helena, com formação em teatro musical na 4Act Performing Arts e especialização em Nova York, e bailarina clássica pela Royal Academy of Dance. No audiovisual, fez campanhas publicitárias para Banco do Brasil, Unilever, Bradesco e Hellmann’s, além de participação no filme Mamonas Assassinas. Dirigiu o premiado espetáculo “Se Essa Lua Fosse Minha”, com o qual foi indicada a melhor direção pelo Broadway World e eleita umas das melhores direções pelo portal Observatório do Teatro, além de indicação ao Prêmio APTR de 2024. Foi preparadora de elenco em “Pluft, o Fantasminha”, contemplado na Série Espetáculos Didáticos do Teatro Usiminas, em MG; diretora de movimento em “Cargas D’Água – Um Musical de Bolso” e diretora associada da referida montagem em Londres, sob o título de “Out of Water – A Brazilian Pocket Musical”.
Em 2023, assinou direção de movimento no espetáculo inédito “Voz de Vó”, com direção de Sara Antunes e supervisão artística de Vera Holtz, indicado a 5 categorias no Prêmio APCA, incluindo melhor espetáculo infantil-juvenil; foi assistente de direção e coreografia no espetáculo “João e Maria”, no Teatro Santander, e coreógrafa residente de “Grease” e “O Guarda Costas – O Musical”, ambas no Teatro Claro. Dirigiu o monólogo musical “Donatello”, de Vitor Rocha e com músicas de Elton Towersey; e assinou como diretora e coreógrafa de “Alice – O Musical”, montagem acadêmica do Estúdio Broadway; e assistente de direção e diretora residente de “Petshop – O Musicão”, com direção de Fernanda Chamma.
“Voz de Vó” terá apresentações de quinta à domingo, até o dia 21 de julho, com entrada gratuita no Teatro Sesi Ribeirão Preto.
Serviço:
“Voz de Vó”
Até 21 de julho de 2024
Quintas e sextas às 15h, sábados às 19h e domingos às 16h
Teatro Sesi Ribeirão Preto (Rua João Ignacchitti, 20-364 – Jardim Castelo Branco)
Entrada gratuita
Reservas de ingressos pelo site do Sesi Ribeirão Preto
Duração: 60 minutos
Gênero: infantil
Classificação indicativa: livre