O Sindicato dos Médicos do Ceará participou do I Congresso Acadêmico Sindical da Federação Médica Brasileira (FMB), que ocorreu nos últimos dias 28 e 29 de junho, em Belém (PA). A entidade foi representada pelo presidente Dr. Max Ventura, o vice-presidente Dr. Edmar Fernandes e a presidente do Sindicato Estudantil, Arina Nobre.
O evento foi promovido pelo Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) e reuniu lideranças médicas e estudantes de medicina do Pará, da Paraíba, do Ceará e do Acre. Foram dois dias de debates sobre temas como a importância da participação dos acadêmicos de medicina no sindicalismo médico, especialidades médicas, bioética e exame de proficiência.
Na abertura do congresso, Dr. Max Ventura anunciou oficialmente a 6ª Conferência Internacional dos Sindicatos Médicos, que será realizada em Fortaleza, de 1 a 3 de maio de 2025. Na ocasião, o presidente relembrou sua trajetória no movimento sindical e reforçou o convite aos participantes para o evento.
“Com sindicatos do Brasil inteiro, deliberamos assuntos de grande importância relacionados à formação acadêmica e às situações da medicina no país. Os temas discutidos foram de grande relevância para o médico e para a sociedade. Gostaria de ressaltar a importância do acadêmico de medicina como pioneiros e grandes líderes na defesa pela medicina de qualidade”, avalia Dr. Max Ventura.
Arina Nobre também destacou a participação dos estudantes para o futuro da medicina. “O congresso foi um momento de muito aprendizado, de trocas com os outros núcleos estudantis. Ficou provado a necessidade dos sindicatos do país se unirem, além dos alunos conhecerem os sindicatos estudantis do seu Estado para fazerem parte. A luta começa na faculdade para uma formação de qualidade e para que a gente possa formar bons profissionais, beneficiando também a população”, finalizou.