O São João de Caucaia encerrou em grande estilo a celebração da cultura nordestina. Após um primeiro dia de muita animação, o segundo dia entregou ainda mais emoção com apresentações da banda Noda de Caju e da dupla Luis Marcelo & Gabriel, além da aguardada divulgação dos resultados do Festival de Quadrilhas.
A programação teve início com a continuação do Festival de Quadrilhas, e grande final, um dos momentos mais esperados da festa. A disputa foi acirrada, com a vitória da Quadrilha Santa Terezinha (239,1), com apenas um décimo de diferença da segunda colocada, a FIlhos do Sol (239), e dois da terceira, a Cumade Zu (238,9).
Quadrilhas como Luar Junino e Buscapé representaram a categoria infantil, enquanto Maria Bonita e Filhos do Sol destacaram-se entre as adultas. A avaliação foi realizada pela Comissão Avaliadora da Federação de Quadrilhas Juninas do Ceará (FEQUAJUCE), com a presença honrosa da Mestra da Cultura Cearense, Dona Mazé das Quadrilhas. Nas categorias Casal de Noivos, Marcador e Rainha, tivemos três empates, reforçando a dedicação das equipes. Os noivos das quadrilhas Filhos do Sol e Santa Terezinha dividiram o primeiro lugar (239,9), assim como os marcadores da Filhos do Sol e Santa Terezinha (199,6) e as rainhas da Filhos do Sol e Santa Terezinha (199,7).
A noite seguiu com muita música e alegria. A banda Noda de Caju trouxe seu repertório romântico. Em seguida, a dupla Luis Marcelo & Gabriel subiu ao palco, mantendo o ritmo animado e encerrando a festa com chave de ouro.
“Eu achei a festa muito organizada, muito bonita”, disse Morgana Vieira, gerente de Recursos Humanos que visitou o São João de Caucaia pela primeira vez nesta sexta-feira (07). “As quadrilhas foram maravilhosas, a gente até decorou um refrão, e gostamos muito. Parabéns!”. Já a pedagoga Patrícia Guimarães veio com os filhos, e destaca a importância de manter viva a tradição junina. “Eu acho que cada vez a gente tem que passar mais para as próximas gerações”, pontua.
“Mais um grande São João de Caucaia. Mais um grandioso evento. Um Festival que resgatou a cultura dos quadrilheiros, tava agora conversando com a nossa mestra Mazé, que abençoou o nosso festival. A gente abriu os portões do nosso estádio para um evento familiar, com espaço para as crianças, para os empreendedores locais, e, claro, de muita festa. O São João de Caucaia não apenas celebra as tradições juninas, mas também fortalece a identidade cultural e proporciona momentos de integração para toda a comunidade.”, finaliza Lívia Holanda, secretária de Turismo de Cultura do município.