• qui. nov 21st, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Crise alérgica: saiba quando procurar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)

    Caracterizadas por serem respostas imunológicas exageradas a determinadas substâncias, as reações alérgicas podem ocasionar uma série de complicações, fazendo-se necessário, muitas vezes, o atendimento emergencial. Estes, podem ser realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que atuam na orientação de pacientes e aplicação de primeiros socorros.

    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 35% da população brasileira tem alergia, doença que é considerada a 5ª maior causa de internações no Sistema Único de Saúde (SUS). A alergia é uma reação de hipersensibilidade que varia de acordo com o perfil do paciente, provocando inflamações diferentes em pessoas vulneráveis. Elas ocorrem quando o sistema imunológico reage a substâncias geralmente inofensivas como ácaros, pólen, pelos de animais e há casos mais específicos como alergias a medicamentos e alimentos.

    Nas UPAs estaduais, foram registrados 65 casos de alergias entre janeiro e maio deste ano. Em 2023, no mesmo período, foram contabilizadas 92 atendimentos. Em casos de sintomas leves como coceira e vermelhidão, a orientação é buscar atendimento em posto de saúde. Já em casos mais graves, a recomendação é procurar a UPA mais próxima.
    “Quando há desconforto na garganta, falta de ar, inchaço no rosto, o paciente precisa imediatamente buscar atendimento emergencial, preferencialmente na unidade mais próxima”, alerta a médica e diretora-geral das Unidades de Pronto Atendimento, Patrícia Santana. Em relação ao uso de medicamentos, a profissional também faz recomendações.

    “O paciente não deve se automedicar e nem mesmo tomar antialérgico antes de digerir um alimento que ele sabe que tem alergia, pois o organismo pode reagir com uma resposta mais grave. Além disso, caso tenha alergia a algum medicamento, é fundamental informar isso ao médico no momento do atendimento”, complementa.

    A reação alérgica considerada grave é chamada de anafilaxia. Esse tipo de alergia pode ocasionar o fechamento da garganta, impedindo a respiração adequada e podendo levar à morte em poucos minutos. Por isso, a importância de buscar atendimento emergencial o mais rápido possível.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *