Seja banana nanica, prata, maçã, banana-da-terra ou ouro, todos os tipos de banana são bastante populares entre os brasileiros, inclusive para o consumo dela crua. No entanto, a fruta ainda é descartada por muitos a depender da sua fase. Para evitar estragos desnecessários, a nutricionista do Supermercado Guará, Mariana Costa, dá dicas de como aproveitar a fruta em todas as suas fases.
Banana Verde
De acordo com Mariana, a banana verde pode ser usada para fazer biomassa, substituindo o creme de leite, o leite condensado ou a maionese em várias receitas, sendo um ótima para quem é intolerante a glúten e lactose.
Banana quase madura, madura e muito madura
Que tal empanar e fazer banana à milanesa? A nutricionista explica que a banana quase madura também rende uma deliciosa banana frita, pois tem uma consistência mais dura. Quando madura, esse é o melhor momento para como a fruta frita, crua, fazer bolos, doces e até sorvetes. Já quando está muito madura, pode ser usada para fazer pão de banana e misturar na salada de frutas.
Banana passada
Mariana explica que a banana passada não precisa, necessariamente, ser jogada fora. Nessa fase, segundo ela, a fruta é perfeita para substituir ovos em receitas, pois uma xícara de banana amassada equivale a um ovo.
“Importante ressaltar que os fiozinhos da banana, os chamados floemas, também são ricos em fibras, e podem ajudar na saciedade do nosso corpo, ou seja, não é preciso ter receio dos seus feixes”, finaliza.