As mostras “Fabricando Elefantes Todos os Dias”, de Claudio Cesar, e “Colecionando Afetos”, de Totonho Laprovitera, em cartaz no Espaço Cultural Unifor, chegam aos últimos dias de exibição. As exposições seguem abertas para visitação gratuita até o dia 30 de junho de terças a sextas, das 9h às 19h e, sábados e domingos, das 12h às 18h.
Com curadoria da artista plástica e arquiteta Andréa Dall’Olio Hiluy, as mostras levam a chancela do projeto Trajetórias Artísticas Unifor, idealizado com o objetivo de apresentar exposições de artistas cearenses ou radicados no Ceará, que tenham relação com a Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz.
Totonho Laprovitera – Colecionando Afetos
Dedicada à trajetória de Totonho Laprovitera, “Colecionando Afetos” é uma celebração das cinco décadas de sua prolífica carreira ao contar, por meio de suas obras, a história de uma vida por meio da linha do tempo da sua produção artística. Contudo, a exposição busca transcender a linearidade temporal, uma vez que a produção do artista se confunde intimamente com seus afetos e sua visão de futuro. Em vez de uma narrativa estritamente cronológica, as obras são dispostas de maneira a refletir os diversos momentos e influências que moldaram o caminho do artista, criando uma atmosfera imersiva que convida os espectadores a mergulharem na riqueza de sua expressão.
Obra símbolo da exposição: Colecionando Afetos, 2024, acrílica e colagem sobre tela
A exposição contempla três núcleos, nos quais as cerca de 110 obras do artista foram dispostas. A Sala Motes transporta os visitantes para o passado, narrando a história do artista por meio do seu repertório artístico e a documentação da sua carreira. Já a Sala Afetos apresenta o presente, com obras que dialogam com o outro, dedicadas às conexões emocionais e relações interpessoais que permeiam a produção do artista. Na última sala, Até a Próxima Página em Branco, os espectadores terão a oportunidade de vislumbrar o horizonte futuro através dos olhos visionários de Totonho Laprovitera.
Claudio Cesar – Fabricando Elefantes Todos os Dias
A mostra “Fabricando Elefantes Todos os Dias” presta uma emocionante homenagem à vida e obra de Claudio Cesar. A exposição propõe um mergulho em uma narrativa visual que busca mapear e unificar as obras mais representativas do artista, preservando e destacando um recorte significativo do patrimônio artístico do renomado artista.
Obra símbolo da exposição: Fabricando Elefantes Todos os Dias, 2016, acrílica sobre tela
A curadoria e expografia, assinadas por Andréa Dall’Olio, conduzem os visitantes por uma jornada envolvente e imersiva no universo surrealista de Claudio Cesar, destacando a habilidade artística do pintor, escultor e desenhista, revelando as nuances e a riqueza simbólica presentes em cada obra. A exposição desvela a maestria do artista nas telas, bicos de pena e esculturas, destacando seu compulsivo desejo de retratar o mundo sem restrições, explorando, de maneira singular, sua curiosidade inata.
Serviço
Trajetórias Artísticas Unifor: “Claudio Cesar – Fabricando Elefantes Todos os Dias” e “Totonho Laprovitera – Colecionando Afetos”
Curadora: Andréa Dall’Olio Hiluy
Local: Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz, Fortaleza-CE)
Exibição: até 30 de junho de 2024
Visitação gratuita: de terças a sextas, 9h às 19h; sábados e domingos, 12h às 18h