Nessa quinta-feira (13), a Unimed Fortaleza realizou a 16ª edição do Café com RH, no Teatro RioMar Fortaleza, reunindo cerca de 900 pessoas. O evento, que reforça a relevância da operadora no mercado local, teve como tema “A Tecnologia do Futuro é o Humano”. Durante todo o dia, a programação contou com seis palestras que abordaram as melhores e as mais modernas práticas de gestão de pessoas.
A abertura do evento já anunciava o dia de surpresas e inovações, em uma performance tecnológica que surpreendeu a todos com show de luzes e dança produzido pelo Grupo Blitz. O mestre de cerimônias Wladson Sidney seguiu o clima e contagiou a plateia, animando o evento com tiradas irreverentes.
O presidente da Unimed Fortaleza, Dr. Marcos Aragão, abriu a programação lembrando que há 46 anos, a cooperativa vem inovando e mostrando novas formas de cuidar das pessoas. “O negócio evoluiu e hoje somos também especialistas em cuidado e proteção 360°, por meio de serviços como Unimed Vacinas, Unimed Urgente e Corretora Unimed. A Unimed Fortaleza é um patrimônio do povo do Ceará. Esse é um grande momento e conseguimos retribuir um pouco o que o cearense nos dá”, ressaltou o gestor em seu discurso de boas-vindas ao público.
Ainda na abertura, o diretor Comercial da operadora, Dr. Fabrício Martins, anunciou a nova campanha institucional “Um grande plano em todos os detalhes”, que visa reforçar o compromisso da empresa em cuidar da saúde das pessoas em vários aspectos. A campanha conta com dois filmes de 30 segundos exibidos na TV Globo.
As palestras iniciaram com Guilherme Portugal, diretor de Transformação na Mercer, que falou sobre “Como criar valor para sua empresa com People Analytics”. Na prática, as pessoas se tornaram menos executoras e mais analíticas, segundo o especialista. “O grande papel da tecnologia é potencializar o trabalho do ser humano para que possa usar a criatividade e inovação nas organizações. As pessoas têm que ser muito mais analíticas, até para poder avaliar o que está vindo dessa inteligência artificial”, enfatizou.
Na sequência, Nazareno Júnior, gerente de Informações Estratégicas e Atuariais, e Fernanda Honório, analista de Promoção da Saúde, ambos colaboradores da Unimed Fortaleza, promoveram um talk show sobre gestão de benefícios. Caroline Marcon, escritora e consultora organizacional, abordou o “O Poder dos Times AAA” e encerrou a programação da manhã, destacando a importância da qualidade do time de liderança, além da colaboração e confiança, que fazem diferença nas equipes de alta performance.
Sandra Gioffi, CEO na startup “O Trampo É Seu” e fundadora da “BeNice”, retomou as palestras no período da tarde trazendo um novo olhar sobre a “Geração Z e o mercado de trabalho”. Na oportunidade, traçou um perfil dos nascidos entre 1995 e 2010, e apresentou dados cujos índices apontaram que 20% dessa geração passam cinco horas ou mais em plataformas digitais e 62% dos jovens dizem sentir ansiedade. “Essa é a geração que trabalha para viver e não vive para trabalhar”, destacou.
Além das palestras, o evento contou com um painel formado pelas marcas vencedoras do “Prêmio Empresas que Cuidam”, promovido pela Unimed Fortaleza no ano passado. Os representantes da Nutrilite, Solar Coca Cola, MRH Gestão e Atlântica Alimentos apresentaram seus cases de sucesso em gestão de pessoas e cuidado com a saúde dos colaboradores.
Priscila Siqueira, líder do Wellhub (antigo Gympass) no Brasil, ministrou palestra sobre a temática “ROI do Bem-estar 2024”, em que expôs soluções para promover a qualidade de vida das pessoas dentro das organizações. “Investir em bem-estar faz sentido, pois reduz gastos com recrutamento e diminui a rotatividade”, pontuou.
O encerramento do Café com RH ficou por conta de Izabella Camargo, eleita pelo iBest a maior influenciadora de Recursos Humanos do Brasil. Em um papo sobre “Produtividade Sustentável”, a palestrante levantou um debate acerca de saúde mental e de como equilibrar objetivos pessoais e profissionais. A plateia interagiu e aplaudiu de pé a apresentação da jornalista. “Procure sempre colocar você mesmo na sua agenda. Não podemos nos encolher para caber em algum lugar”, refletiu.