• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Pinacoteca do Ceará discute conflitos a partir das artes em aula aberta com Rivane Neuenschwander

Crédito da foto: Jochen Volz

Uma das artistas brasileiras de maior reconhecimento internacional, a mineira Rivane Neuenschwander, é a convidada da Pinacoteca do Ceará para a aula aberta “Nomeando Conflitos”. A atividade acontece na sexta-feira, 24 de maio, a partir das 18h, no auditório do museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. A partir de três obras que abordam diversos temas do debate contemporâneo, ela reflete sobre conflitos potencializados pelas crises política, econômica e ambiental. 

A atividade tem classificação indicativa livre, acessibilidade em Libras e não é necessário realizar inscrição prévia. São disponibilizadas 100 vagas por ordem de chegada

Com obras que compõem coleções de importantes museus no Brasil e fora do País, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Inhotim (MG) e o Museu de Arte Moderna de Nova York, Rivane Neuenschwander é hoje uma das artistas de maior relevância na arte contemporânea. Em seus trabalhos, ela faz um diálogo entre o repertório plástico e a ciência; a história e a psicanálise; a linguística e a literatura, de modo a articular assuntos prementes do debate político.

Na aula aberta, ela apresentará o projeto “O nome do medo”, que teve início em 2015 na Whitechapel, em Londres, e se estende até os dias atuais. Trata-se de um trabalho coletivo com crianças e escolas na tentativa de nomear medos que povoam o universo infantil em diferentes partes do mundo, tema que a artista estuda desde a década de 1990, quando elege como material de sua produção elementos das trocas sociais, das lembranças ou do consumo.

A artista convida os participantes a refletir, também, sobre as Jornadas de Junho de 2013 no Brasil com a obra “Repente”, inspirada nas palavras de ordem encontradas nas manifestações. Ao final, por meio do média-metragem “Eu sou uma arara”, ela reúne os principais pontos do tema que norteia a aula aberta. O filme, feito por Rivane em parceria com a cineasta pernambucana Mariana Lacerda, acompanha as manifestações políticas que aconteceram em São Paulo no último ano do governo Bolsonaro (2021-2022). 

Sobre a artista

Rivane Neuenschwander (Belo Horizonte, 1967) busca acoplar a ação e a presença de corpos humanos e inumanos que participam da elaboração formal a substratos conceituais. A obra de Rivane inclui os grupos que levaram à forma que os trabalhos adquirem. O outro é sempre pressuposto na estrutura e na execução dos trabalhos, e o cuidado com a forma implica sempre o cuidado com o público. Entre suas exposições individuais recentes estão O fardo, a farda, a fresta, Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo, Brasil (2023); Sementes Selvagens, Fundação de Serralves, Porto, Portugal (2022); Knife does not cut fire, Kunstmuseum Liechtenstein, Vaduz, Liechtenstein (2021); Rivane Neuenschwander, East Tank, Tate Modern, Londres, Reino Unido (2021); O Alienista, Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo, Brasil (2019). Participou também das coletivas Brasil futuro: as formas da democracia, Museu da República, Brasília, Brasil (2023); Tragédia!, Fortes D’Aloia & Gabriel (2022), A Sua Estupidez, Carpintaria, Rio de Janeiro, Brasil (2022); Emma Kunz Cosmos. A Visionary in Dialogue with Contemporary Art, Tabakalera, San Sebastián, Espanha (2022); Fantasy and Experimentation: Latin American Art in the 20th and 21st Centuries, Denver Art Museum, Denver, Estados Unidos (2021); Quarta-feira de cinzas/Epilogue, Rivane and Cao Guimarães, Tate Modern, Londres, Reino Unido (2021).

Sobre a Pinacoteca

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. 

SERVIÇO 

O que: Aula aberta Nomeando Conflitos, com Rivane Neuenschwander

Quando: Sexta-feira, 24 de maio, às 18h

Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro)

Classificação indicativa: livre

Acessível em Libras

Gratuito | 100 vagas por ordem de chegada 

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *