Crédito: Mário Marques (SDE)
O desenvolvimento econômico e sustentável foi tema de diálogo entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e do Planejamento (Seplan). Foram discutidos projetos como, a possibilidade de finalizar o Plano Estadual Mineral da Bahia, o avanço do estudo do Plano Diretor para o Entorno da Ponte Salvador-Itaparica e a expectativa de antecipar de forma preventiva a construção de novos instrumentos de desenvolvimento.
“É sempre importante a SDE dialogar com a Seplan, através do nosso amigo secretário Cláudio Peixoto e seus técnicos, para que possamos estar alinhando as expectativas do Estado da Bahia para o seu desenvolvimento sustentável ao longo dos próximos 20, 50 anos. Discutimos bons projetos e temos a expectativa de nos anteciparmos de forma preventiva da construção de novos instrumentos de desenvolvimento como, por exemplo, o Distrito Industrial de Nazaré das Farinhas, a expansão do Distrito Industrial de Santo Antônio Jesus e seus entornos. A Ponte Salvador-Itaparica, que já é uma realidade, esteve na pauta. Nós temos que cuidar de reunir e discutir quais são os movimentos que o governo precisa fazer antecipando e assessorando o Governador Jerônimo Rodrigues nas decisões a serem tomadas”, afirma Angelo Almeida.
O secretário Cláudio Peixoto, anfitrião da reunião, ressaltou a parceria entre as duas pastas. “A SDE é uma parceira no processo de atualização do Plano de Desenvolvimento Integrado – PDI Bahia 2035 e o diálogo estabelecido tem como objetivo impulsionar a economia baiana, fortalecendo o planejamento e os investimentos para dinamizarmos as atividades em diversos setores, como Energias Renováveis, Mineração e Indústria”.
A reunião ocorreu na quinta-feira (16), e contou com a presença dos secretários de estado, os superintendentes de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Barreto e de Atração de Investimento e Fomento da SDE, Luciano Giudice. Mais três técnicos do quadro de Desenvolvimento Econômico estiveram presentes, os diretores de Fomento ao Desenvolvimento Econômico, Paulo Henrique de Almeida e de Gestão de Mercados e Centrais de Abastecimento, Alberto Queiroz, além de Leandro Teive, assessor Planejamento e Gestão.