• dom. out 6th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Japan House São Paulo apresenta programação sobre exposições em cartaz e literatura japonesa

    Exposição Efeito Japão: Moda em 15 Atos, na JHSP / Créditos: Ale Virgilio

    Durante a segunda quinzena de maio, a Japan House São Paulo oferece uma programação livre e gratuita focada na nova exposição em cartaz no segundo andar da instituição, “Efeito Japão: moda em 15 atos”. A programação também contará com atividades especiais voltadas para a literatura japonesa e para o público infantil.

    Para a programação literária do período, a JHSP convida o público para participar do Ciclo de Mangá, no dia 18, a partir das 15h. Nesta edição, o destaque é a aclamada obra “Astro Boy”, criada em 1952 por Osamu Tezuka, que narra a vida do robozinho que possui sentimentos humanos. Após ser criado pelo Doutor Tenma, o personagem passa a utilizar seus poderes e habilidades para defender a Terra e as pessoas de forças do mal. Para participar da atividade presencial é preciso fazer a retirada de senha 30 minutos antes na recepção da JHSP.

    Já no dia 19 de maio, a criançada pode participar das duas sessões da Oficina de Roupas de Origami, realizadas às 11h e às 14h. Durante a atividade, inspirada na mostra Efeito Japão, as crianças poderão explorar o universo da moda japonesa a partir da criação de miniaturas de roupas utilizando técnicas do origami, além de conhecer referências tradicionais e modernas de padronagens e formas de compor as peças. A participação na oficina acontece de forma presencial, mediante retirada de senha 30 minutos antes da atividade, na sede da JHSP.

    Nos dias 21 e 28 de maio, às 11h30 e às 15h, a instituição oferece visitas mediadas livres e gratuitas pela mostra Efeito Japão, em cartaz até 1° de setembro. Durante a visita, o público poderá conhecer mais a fundo a história e a trajetória da moda japonesa dos últimos 70 anos por meio de 15 criações assinadas por 13 designers consolidados no mercado mundial. A exposição traz um panorama da evolução da moda e dos diferentes contextos socioeconômicos ao longo dos anos, passando pelo “boom” econômico do Japão pós-guerra até os dias atuais, além de combinações entre o tradicional e o moderno nas composições.

    Em 23 de maio, às 19h, a instituição apresenta o Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um, com um bate-papo sobre a obra “Hotel Íris”, da escritora Yoko Ogawa. A narrativa segue a trajetória da vida de Mari, uma adolescente que trabalha na recepção do hotel da família, na costa japonesa, e cuja realidade muda completamente quando precisa expulsar um hóspede misterioso do estabelecimento. Ogawa aborda temas complexos em torno da história de Mari e do homem, revirando memórias e questionando as origens de traumas profundos. A fim de ampliar a discussão sobre a obra, a atividade recebe uma participação especial do psicanalista Lucas Liedke, do podcast “Vibes em Análise”. Para participar do evento online, com transmissão pela plataforma Zoom, é necessário realizar inscrição prévia no site. Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da Estação Liberdade até o dia 25 de maio, usando o cupom JHSP451.

    Encerrando a programação do mês, a JHSP sedia a palestra Brasil e Japão: Unidos Pelo Café”, no dia 24 de maio, às 14h. O painel é realizado em comemoração ao Dia Nacional do Café, que marca o início da colheita nas principais regiões cafeeiras do Brasil, e contará com a presença da chef do restaurante Aizomê e do Aizomê Café, Telma Shiraishi; da campeã brasileira de barismo e fundadora da escola de baristas Coffee Lab, Isabela Raposeiras; do consultor agrícola Ensei Neto; e do técnico agrícola e CEO da cafeeira Fazenda Baú, Durval Fukuda. Durante a conversa, eles discutirão sobre todo o processo de produção, extração e apreciação do café, os diferentes tipos da bebida, detalhes sobre o mercado local e internacional cafeeiro, além das influências da imigração japonesa na produção do café no Brasil. Para participar do evento presencial, realizado no primeiro andar da Japan House São Paulo, é necessário realizar a retirada de senha com 30 minutos de antecedência na recepção.

    Serviço: 
    Japan House São Paulo 
    Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP  
    Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
    Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/  

    Ciclo de Mangá (Presencial)
    Astro Boy, de Osamu Tezuka
    Quando: 18 de maio, às 15h 
    Duração: 75 minutos 
    Vagas limitadas. Participantes até 15 anos de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável. 

    Oficina Infantil de Roupas de Origami (Presencial)
    Quando: 19 de maio, às 11h e às 14h 
    Duração: 60 minutos 
    Oficina para crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas de adultos.  
    Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão. 

    Visitas mediadas: Exposição Efeito Japão: Moda em 15 Atos (Presencial) 
    Quando: 21 e 28 de abril, às 11h30 e 15h

    Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um (Online)  
    Hotel Íris, por Yoko Ogawa
    Quando: 23 de maio, às 19h  
    Duração: 90 minutos  
    Vagas limitadas. Participação mediante inscrição prévia no site.  
    Transmissão via plataforma Zoom. Acesso liberado aos inscritos via e-mail.  
    Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um têm 30% de desconto na compra pelo site da Estação Liberdade, até o dia 25 de maio usando o cupom JHSP451

    Painel: “Brasil e Japão: Unidos pelo Café” (Presencial)
    Quando: 24 de maio, às 19h
    Duração: 90 minutos
    Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos de antecedência.

    Sobre a Japan House São Paulo (JHSP): 

    A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19. 

    Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo 
    Site: https://www.japanhousesp.com.br     
    Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp      
    Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp    
    YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp    
    Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp    
    LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp  

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *