• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Jorge Barata e Márcio Atherino inauguram exposição “Ser IN-COMUM” no Centro Cultural Candido Mendes, em Ipanema

Ser ou não ser fora do comum, eis a questão! Nesta próxima quarta-feira (15/5), às 18h, a Universidade Candido Mendes (UCAM)/Ipanema abre a exposição “Ser IN-COMUM”, de autoria do pintor e escultor Jorge Barata e, também, de Márcio Atherino, pintor autodidata que investiga o cotidiano e seus questionamentos socioexistenciais em telas. A mostra, que fica aberta ao público até 15 de junho, tem como propósito apresentar diálogos e ruídos recorrentes das metrópoles, através de uma linguagem livre, pulsante e expressiva: da força de vida às inquietações. A galeria do Centro Cultural Candido Mendes fica na Rua Joana Angélica, 63, Ipanema, Rio de Janeiro. A entrada é franca e a mostra fica aberta de segunda a sexta-feira, das 14h às 20 horas. Segundo o poeta Ismael Serra, “Somente a sensibilidade de saber sentir fará você enxergar as qualidades mais raras de uma pessoa”. Agradecemos a quem puder doar uma lata de leite para a campanha SOS Rio Grande do Sul.  

Os trabalhos de Marcio Atherino e Jorge Barata caracterizam-se pela força e coerência e transcendem a realidade objetiva.

 Para os dois artistas, importa aquilo que se vê e o que se esconde entre o barulho e o silêncio, entre o individual e o coletivo, salientando um cotidiano permeado das potências emocionais e materializando objetos artísticos costurados às nossas memórias, histórias pessoais, familiares e sociais.

Jorge Barata, que é pintor e escultor, destaca-se no circuito de arte contemporânea no Rio de Janeiro como expoente do neo-expressionismo. Jorge tem um processo de criação onde a vitalidade do traço, somado a cores fortes, faz com que o observador se depare com uma obra carregada de emoções. O artista figura em coleções particulares e fundações culturais.

Marcio Atherino, pintor autodidata, em 1997 realizou seu processo de transição profissional: de economista, passou a se dedicar integralmente às artes. Atherino investiga o cotidiano e seus questionamentos socioexistenciais que transitam no limiar da figuração e abstração, em telas que denotam uma gestualidade arrebatadora. Suas obras encontram-se em reconhecidas coleções de arte privadas no Brasil e no exterior.

Curadoria: Lourdes Luz é arquiteta, doutora em História da Arte pela EBA / UFRJ. Atividades principais: curadoria de exposições, produção de conteúdo, mentorias e assessoria nas áreas de arte, arquitetura, história e cultura.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *