• dom. out 6th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Theatro Municipal recebe mais de mil estudantes da rede pública para a abertura da 13ª Semana de Leitura  

    Foto: Divulgação

    O Theatro Municipal de São Paulo recebe na próxima quarta-feira (16/05), a partir das 13h, a abertura da 13ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, evento gratuito que faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo por meio da Lei 14.999/09 de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel. Nesta edição, a Semana de Leitura tem como tema central “Histórias e Canções” e as atividades, totalmente gratuitas, acontecem em formato on-line e presencial em diversos pontos da cidade, até 24 de maio.

    São esperadas mais de 1200 pessoas na abertura, dentre elas alunos de escolas da rede pública municipal, professores e bibliotecários. Importante ressaltar que muitos deles nunca assistiram a uma peça de teatro ou mesmo têm acesso à lazer e cultura. Escritores conhecidos do grande público também são esperado como expectadores.

    Na entrada do Municipal, o acolhimento aos presentes será feito por alunos das Salas de Leitura da Rede Municipal com a atração “Guarda-chuva de Poesia”.

    Já no palco do Theatro Municipal, as emoções continuam com a apresentação do Coral Sabiá, formado por alunos Academia Estudantil de Letras (AEL) Vinicius de Moraes (EMEF Prof. Fernando de Azevedo – Vila Curuçá). “Um Canto para Cada Canto” é o tema da apresentação regada de músicas que dialogam com estudos literários.

    Na sequência, estudantes da AEL Kiusam Oliveira (EMEF Arquiteto Vilanova Artigas – São Matheus) apresentam “Brincar de Ler”, esquetes afetivas que envolvem literatura e música.

    E vai ter poesia, trava-línguas, trovas populares, parlendas e cantigas de roda. O escritor e cordelista Marco Haurélio, que tem mais de 50 títulos publicados, a maior parte dedicada à literatura de cordel, sobe ao palco do Municipal para apresentar o livro “Circo das Formas”. Sua apresentação, tão esperada, será acompanhada pelo grupo Balaio de Doi2, formado pelo autor Paulo Netho e pelo compositor Salatiel Silva. Eles prometem levantar o público durante essa contação musicada, e bem engraçada.

    Na sequência, a professora Ana Gilda Leocadio, que faz parte da frente literária Literatura Negro-brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil (Linebeiju), se apresenta com “Solfejos de Fayola: uma história en”cantada”, contação repleta de rimas para entreter, conscientizar e emocionar.

    O escritor Marcos Martinz sobe ao palco do Municipal acompanhado da noiva Rosinha, personagem de seu livro “Até que a Morte nos Ampare” para uma dinâmica incrível, mostrando a potência acolhedora dos livros.

    Banda Pollo, sucesso com a música “Vagalumes” (novela Sangue Bom) encerra a tarde no Theatro Municipal. O grupo de rap/hip-hop e pop da zona oeste de São Paulo (Pirituba) é formado por Tomim, Adriel e DJ Kalfani.

    “A ideia de criar a lei e fazer a Semana de Leitura acontecer é para que ela seja replicada cada vez mais. O maior mérito desse projeto é que ele é inclusivo e oferece à população oportunidades e experiências de estudo, de cultura e de leitura, muitas vezes subtraídos em razão das dificuldades econômicas e sociais”, afirma Eliseu Gabriel.

    A Semana da Leitura é realizada pelo mandato do vereador Eliseu Gabriel, autor da lei que instituiu a Semana na Cidade de São Paulo, em parceria com as secretarias municipais de Educação (SME), de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED). Conta como apoio de importantes entidades: Serviço Social do Comércio (SESC), Câmara Brasileira do Livro (CBL), Estrela Cultural, Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo (Aprofem) e Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinesp).

    Serviço – Abertura da Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura de São Paulo

    Quando: 16/05 (quarta-feira)

    Horário: Das 13h às 17h – a partir das 11h30 chegam ônibus com as crianças.

    Local: Theatro Municipal de São Paulo

    Endereço: Praça Ramos de Azevedo, S/N

    CORAL SABIÁ

    O Coral Sabiá começou em 2014, na EMEF Professor Fernando de Azevedo, na zona Leste. O grupo, ao longo do tempo, caracterizou-se por Coro Cênico. Atualmente, é formado por 42 estudantes, do 6ª ao 9ª anos, e também pelo ex-aluno Ryan Caio, percussionista do coral.

    ESCRITOR E CORDELISTA MARCO HAURÉLIO

    Escritor, professor e divulgador das tradições populares, tem mais de 50 títulos publicados, a maior parte dedicada à literatura de cordel, gênero que conheceu na infância, passada na Ponta da Serra, sertão baiano, onde nasceu. Dedica-se ainda à recolha, estudo e salvaguarda dos gêneros da tradição oral (contos, lendas, poesia), tendo publicados vários livros, como Contos folclóricos brasileiros, Vozes da tradição e Contos encantados do Brasil.

    Vários de seus livros foram selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para o Catálogo da Feira do Livro Bolonha, Itália, e receberam distinções como os selos Seleção Cátedra-Unesco (PUC-Rio) e Altamente Recomendável (FNLIJ). Finalista do Prêmio Jabuti em 2017, em sua bibliografia destacam-se, ainda: Meus romances de cordel, O circo das formas, Tristão e Isolda em Cordel, A jornada heroica de Maria e Contos e fábulas do Brasil. Ministra cursos sobre cordel, cultura popular, mitologia e contos de fadas em espaços os mais diversos. Também é curador da mostra Encontro com o Cordel.

    GRUPO BALAIO DE DOI2

    Balaio de Doi2 é composto por Paulo Netho e Salatiel Silva. Os dois do Balaio já trabalham juntos desde 1997. Paulo Netho é autor de mais de 20 livros para a infância e o cantor e compositor Salatiel Silva também escreveu o livro Ciranda de Cantigas. No repertório do Balaio, muita música, poesia, trava-línguas, trovas populares, parlendas e cantigas de roda.

    ANA GILDA LEOCÁDIO

    Professora e escritora, professora Gilda atua seguindo os princípios do currículo Educação Antirracista e da frente literária Literatura Negro-brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil (Linebeiju), organizada pela renomada escritora Kiusam de Oliveira. Seus contos potencializam a identidade de crianças, principalmente as negras, uma vez que fala de sonhos e representatividade. Ana Gilda é professora na EMEF Prof. Nelson Pimentel Queiroz.

    BANDA POLLO

    Grupo de rap/hip-hop e pop, nasceu na zona Oeste de São Paulo (Pirituba), em 2011. É formado por Tomim, Adriel e DJ Kalfani. Tornou-se fenômeno com a música “Vagalumes”, sucesso da novela Sangue Bom, e PiritubaCity, que foi tema do programa Esquenta!, ambos na TV Globo.

    A banda tem 40 videoclipes, dois discos lançados e um EP gravado, somando mais de um bilhão de streamings gerais de acessos e plays.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *